Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual José Salomão, (PT) atento às necessidades na área de saúde de sua região e após visita ao Hospital Regional de Dianópolis (HRG), apresentou nesta última terça-feira, 2, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, dois requerimentos de leis na área da Saúde, um solicitando da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) a realização de estudos na  estrutura do Hospital Regional de Dianópolis, a fim de promover uma reestruturação na Unidade outro solicitando o envio da Unidade Itinerante de Saúde do programa “Saúde para Todos” para atender a região.

Preocupado com a situação da Saúde  no município, o parlamentar  já esteve reunido com ex-secretário de Saúde, Samuel Bonilha, levando as demandas da região. Salomão disse que o Hospital de Dianópolis é uma unidade de referência para a região sudeste,  e está passando por dificuldades, necessitando urgentemente melhorar sua estrutura, para melhor atender a população.

“O Hospital Público de Dianópolis atende também aos municípios de Almas, Porto Alegre, Taipas, Rio da Conceição, Conceição do Norte, Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus, portanto precisa ter condições para o seu funcionamento. É preciso fazer um levantamento dos problemas enfrentados pela Unidade, para reestruturá-la, garantindo assim, um atendimento digno e de qualidade para a população da região que dispõem apenas deste Hospital”, relatou.

De acordo com uma vistoria realizada pelo Núcleo Especializado de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Tocantins, foi constatado diversas irregularidades no HRG, como sucateamento da estrutura física, carência de profissionais de saúde, incapacidade de fechamento da escala de plantões por falta de médicos, falta de medicamentos e materiais de insumos básicos, insuficiência de ambulâncias, obras do pronto socorro e do laboratório inconclusas, estrutura inadequada de atendimento de urgência/emergência e ausência de laboratório.

“Tudo isso nos preocupa, por exemplo, neste feriado de carnaval, Dianópolis irá receber milhares de visitantes, que vem para o município participar das festividades carnavalescas e o único hospital da cidade não terá capacidade para atender as demandas que surgirão”, explicou.

Ainda segundo Salomão, a solicitação da Unidade Itinerante de Saúde do programa “Saúde para Todos” em Dianópolis, se dá principalmente em decorrência da situação precária em que se encontra o hospital da cidade. “Estou solicitando a presença dessa Unidade Itinerante no município, no sentido de solucionar alguns problemas de carência no atendimento da saúde”, disse o deputado.