Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Valdemar Junior (PSD) levantou uma discussão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 3, sobre a Saúde no Estado. O parlamentar parabenizou o governo pelo programa “Saúde para todos”, que ele considera será a maior ação da atual gestão. Ao reconhecer os problemas na área o deputado disse que o problema é antigo.   “Não tem pai o problema da saúde é crônico”, disse.

A deputada da oposição, Luana Ribeiro (PR) apresentou um pedido de realização de audiência pública sobre a greve na área da Saúde por parte dos médicos e dos profissionais da Enfermagem ainda nesta quarta-feira, 3. O novo secretário da pasta será convocado para a audiência porém os deputados argumentaram que ele assumiu na semana passada.

A líder do governo, Valderez Castelo Branco (PP) reforçou o pedido para que a audiência aconteça em outra data para que o novo secretário tenha tempo de se inteirar dos impasses da área. “O secretário assumiu na quinta-feira, queremos sim audiência, sabemos que muita coisa ruim está acontecendo. Vamos dar um tempo para que o novo secretário estude aquilo que pode ser dirimido e vamos fazer de tudo para saúde melhorar”, disse.

Para o deputado do Solidariedade, Vilmar Oliveira (SD) a audiência “Não é audiência que vai resolver”, disse. Ele defendeu que o governo apresente um relatório sobre o que está acontecendo. “É preciso que o secretário esteja preparado para dar estas explicações, precisamos de um tempo para discutir”, disse.

O deputado Olyntho Neto (PSDB)  disse que é a favor da audiência para discutir os problemas da saúde do Estado.

Amélio Cayres (PR) discordou da maneira como a audiência foi marcada já que o pedido foi aprovado em plenário somente nesta quarta-feira e uma reunião com os sindicatos da área acontecerá ainda hoje.

O deputado do PMDB, Nilton Franco foi até a tribuna defender o governo estadual e as mudanças feitas recentemente pelo governador Marcelo Miranda. “O governador aceitou nossa críticas e a vontade é acertar”, disse.