Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foram abertas nesta quinta-feira, 11, as inscrições do processo seletivo para o curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus de Miracema - com entrada 2016/1. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 17 de fevereiro através do sitewww.uft.edu.br/ingressopsicologia. O candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 ou 2015. A seleção será com base nesta nota. O curso de bacharelado em Psicologia ofertado pela UFT em Miracema é integral, com duração de 4 anos e meio (09 semestres) e tem 40 vagas disponíveis. O início das aulas está previsto para 15 de março de 2016. 

Com a oferta do novo curso de Psicologia, a UFT chega ao total de 64 cursos de graduação em 12 anos de implantação da instituição. A pró-reitora de Graduação, Berenice Feitosa, explicou que este é o primeiro curso gratuito de Psicologia no Tocantins. “A UFT tem cursos em todas as áreas e Psicologia vem para somar e fortalecer os cursos já implantados como mais uma opção gratuita de formação profissional. É um curso voltado à compreensão das situações humanas”. A pró-reitora também destacou que o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UFT prevê a possibilidade de complementação do bacharelado na área de formação de professores, permitindo ao egresso conquistar também a titulação de licenciatura para atuar no magistério superior.

O coordenador de Psicologia, Carlos Mendes, afirmou que a expectativa para o curso é muito boa porque tem uma vertente na qual a comunidade está carente. “É um curso que tem o contexto diferente definido no projeto pedagógico com vertente social. Estamos com olhar voltado para as diferenças, para os direitos humanos”. Mendes também acrescenta que o curso já está estruturado com os professores concursados e a parte física definida com alguns laboratórios.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo email prograd@uft.edu.br

O curso

O currículo do curso de Psicologia da UFT no Câmpus de Miracema traz em seu conjunto disciplinas que permitem ao futuro egresso realizar um percurso teórico generalista, que abarca áreas como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia da Personalidade, a Psicologia Escolar, a Psicologia Comunitária, entre outras áreas. Assim, permite ao acadêmico identificar diferentes possibilidades de inserção profissional, bem como possuir fundamentos teórico-práticos para que possa intervir em situações-problema que se apresentem na sociedade e que possam demandar sua atuação, mesmo que pontual.

Enquanto profissional que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando a promoção da saúde e da qualidade de vida, o psicólogo possui um campo de trabalho amplo e diversificado. O graduado em Psicologia pode atuar tanto no ensino e na pesquisa quanto como psicoterapeuta ou em inúmeras áreas e instituições que demandam seus conhecimentos, como escolas, empresas em geral, setores de gestão de pessoas e recursos humanos, treinamento, recrutamento e seleção de pessoal, Organizações Não-Governamentais, instituições jurídicas, rede de atenção básica e complementar em saúde, entre as diversas possibilidades.