Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, a partir das 8 horas desta terça-feira, 23, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o X Fórum Estadual da entidade. O evento, que segue até o dia 24, tem como tema Gestão de Finanças da Educação em Foco e contará com a participação de equipe técnica do Ministério da Educação (MEC). 

O ano de 2016 é marcado pela implantação, por meio da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape) do MEC, de uma Rede de Assistência Técnica, constituída por Avaliadores Educacionais (AE). Estes avaliadores têm como função adequar ou elaborar os Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais da educação básica e atuarão junto a Estados, Distrito Federal e Municípios.

No Tocantins, a Portaria nº 2.709, de 23 de novembro de 2015, constituiu a Rede de Assistência Técnica da Seduc e designou a gerente de Avaliação e Desempenho da pasta, Ângela Maria Engel Jungblut, como coordenadora estadual, além das servidoras Cristiane Terezinha Vidotti, Odalea Barbosa de Sousa Sarmento e Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues para representarem a Undime/TO como técnicas Avaliadoras Educacionais.

Durante o fórum, dentro da temática principal estabelecida, os educadores participarão de palestras e apresentações voltadas para assuntos como a elaboração de Planos de Carreira e Remuneração (PCR); Planilhas e Sistema de Apoio à Gestão do Plano de Carreira, Remuneração, Etapas e Referenciais para a construção de um PCR. 

Na ocasião, um Termo de Compromisso será firmado entre o Ministério da Educação e o ente federativo responsável pela elaboração dos Planos de Carreira e Remuneração da educação básica. O Termo de Compromisso tem por objeto esclarecer os papéis institucionais das entidades que assinarão o documento para a elaboração e a prestação de serviço de assistência técnica, dos Avaliadores Educacionais na construção e adequação dos PCRs.