Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Durante três dias, 14 municípios tocantinenses participam a partir desta terça-feira,23, de treinamento e capacitação de entrevistadores do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas). 

Para a entrevistadora de Miracema do Tocantins, Adriana Nascimento, a capacitação é uma boa oportunidade para entender bem o trabalho. “Vou aproveitar esse treinamento para tirar todas as dúvidas que tenho para poder prestar um serviço cada vez melhor. Vamos ver todos os detalhes aqui e levar para o dia a dia do trabalho”, disse.

Segundo a coordenadora estadual do Bolsa Família, Carmem Vendramini, o treinamento é realizado conforme metodologia determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e abrange todas etapas da realização do cadastro das famílias. “Vamos realizar a capacitação compacta, de três dias, com o objetivo de ter entrevistadores capacitados em todos os municípios do Estado. É o entrevistador, através do cadastro bem feito, que vai identificar a realidade da população do município”, explicou.

A gestora da Setas, Patricia Amaral,  participou da abertura do treinamento e destacou a importância dos entrevistadores para as famílias que precisam receber benefícios do governo federal. “Tenho convicção da necessidade do trabalho de vocês no entendimento da realidade socioeconômica das famílias. Ele é o trabalho inicial e critério para obtenção dos benefícios do Governo. Ele deve ser feito com excelência, pois são as informações inseridas por vocês no Cadastro Único que vão subsidiar todos os nossos encaminhamentos”, afirmou.

Cadastro Único

O Bolsa Família é apenas um dos programas a que a população de baixa renda pode ter acesso ao se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais. O sistema é porta de entrada para mais de 20 programas sociais. Para se cadastrar, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 394) por pessoa.

O cadastro deve ser feito nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A pessoa responsável pela família deve levar o título de eleitor ou o CPF e um documento de cada membro da famílias.