Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elizeu Oliveira Governador Marcelo Miranda enfatizou que este é só o começo de uma nova parceria com a Finlândia Governador Marcelo Miranda enfatizou que este é só o começo de uma nova parceria com a Finlândia

O Governo do Estado e a Embaixada da Finlândia no Brasil iniciaram nesta terça-feira, 1º de março, um novo relacionamento institucional. Após assinar um Termo de Entendimento entre os dois governos para a execução de um programa de formação de professores, o governador Marcelo Miranda fez questão de enfatizar que este é só o começo de uma nova parceria com a Finlândia.

“A educação é de fundamental importância e, hoje, a gente avança na área com esse intercâmbio. Mas não queremos ficar só na área educacional, existem outros projetos a serem discutidos”, comentou Marcelo Miranda que comentou que esta parceria abre portas para novos projetos. “Vai facilitar ainda mais a nossa chegada à Finlândia. Na ciência, a tecnologia, por exemplo, também precisamos avançar e o embaixador se colocou à disposição para discutir outros projetos”, pontuou.

Sobre o programa assinado hoje, O Professor Coach – A Arte de Potencializar Habilidades em Sala de Aula, o governador reforçou a importância de se investir no corpo docente da rede pública estadual. “Sempre quero investir em bons profissionais, mas para isso temos que investir em bons parceiros. E a Finlândia chega com esse propósito. Não tenho dúvidas que só teremos a ganhar com essa relação”, enfatizou.

Avanço

Para o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, é muito importante avançar nas relações internacionais. “Temos trabalhado aqui no Brasil em muitos estados e acho que essa é uma oportunidade de avançar relações com o Tocantins, sobretudo na área da educação. Mas, estamos interessados em avançar em outras áreas também”, reforçou o embaixador ao elogiar a postura do Governo. “Acho muito válida a iniciativa do Governo. A educação é a base para todas as outras coisas. Para avançar na tecnologia, desenvolver a indústria, e outros setores.”

Quanto ao Programa de Formação, Markku Virri explicou que a embaixada facilitará o acesso dos professores tocantinenses na Finlândia. “Vamos abrir portas para professores do Tocantins lá na Finlândia, e vamos preparar o programa para os professores fazerem os estudos lá. Nós ajudaremos os professores do Tocantins.”

Professor Coach

A formação do programa terá duração de 18 meses, com duas turmas de 50 professores da educação básica, e será oferecida pela Superintendência de Tecnologia e Inovação da Seduc, por meio da Gerência de Ensino a Distância. Os professores serão selecionados via edital.

Ao final da formação, todos os educadores participarão de um intercâmbio na Finlândia, para imersão na educação do país. A Embaixada da Finlândia no Brasil fará a articulação com escolas e universidades para proporcionar o melhor aprendizado durante o período de imersão no país Norte Europeu.

A assinatura do Termo de Entendimento foi acompanhada por secretários de Estado e outros representantes da Finlândia.