Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), David Torres, e os demais secretários estaduais de Planejamento de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de Rondônia, participam nessa quinta-feira, 3, em Goiânia, da 2ª Reunião do Conselho de Administração do Consórcio Brasil. A reunião de trabalho, antecede ao Fórum Brasil Central que será realizado na sexta-feira, 4, com a participação dos chefes do Executivo dos Estados que compõem a região Centro-Oeste e que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. 

Durante os dois encontros técnicos, os secretários de Planejamento e os governadores discutirão uma pauta que traz temas como: Economia solidária; Estudos de integração logística entre o Centro-Oeste e o Norte; Integração e desenvolvimento regional; Indicadores econômicos; Impacto das taxas de juros nos estados; Oportunidades de financiamentos.  

Para o secretário do Planejamento e Orçamento David Torres, no atual contexto econômico do Brasil, a participação nas reuniões ajudarão os estados a visualizarem alternativas para a superação da crise. “Nesse momento de crise econômica financeira que o país atravessa, os assuntos que serão tratados nesses dois dias podem significar oportunidades” afirmou o secretário

Davi Torres lembrou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentará na reunião uma nova linha de financiamento voltada para o investimento e cooperação. “Se for de interesse dos Estados, o próprio Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central ajudará na elaboração de projetos. A ideia do Consórcio é essa, trazer possibilidades de boas práticas para os Estados que integram esse Consórcio”, explicou o secretário ”. 

Convidados para o Fórum Brasil Central, além dos gestores dos Estados do Centro-Oeste, o Tocantins e Rondônia, também foram convidados para o evento os governadores do Maranhão, Amazonas, Minas Gerais, Piauí e Rio de janeiro, a senadora Lúcia Vânia, pelo Estado de Goiás e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Consórcio Implantado no segundo semestre de 2015, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, propõe ações para o desenvolvimento econômico e social das unidades federativas envolvidas no processo de desenvolvimento do Centro-Oeste, mais Tocantins e Rondônia.