Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Edy César, informou ao Conexão Tocantins na tarde desta segunda-feira, 7, ter recebido na sexta-feira, 4, denúncia contra policiais militares por tortura, abuso de autoridade, entre outros, na cidade de Araguatins.

Edy César informou que a Comissão recebeu imagens e considerou as denúncias realizadas por moradores em Araguatins, muito graves. “A Comissão de Direitos Humanos está muito preocupada. Vamos estar oficializando os órgãos públicos responsáveis e notificar o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Segurança Pública (SSP)”, informou.

A Comissão pretende realizar reunião ainda nesta semana para poder tomar outras providências. 

Entenda 

Moradores em Araguatins acusam policiais da 4ª CIPM de Araguatins de torturas, abuso de autoridade, invasão a domicílio, constrangimento ilegal, violência doméstica e lesão corporal. Tudo teria acontecido após o assalto ao Banco do Brasil ocorrido no município. O fato foi levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE).

O advogado, João de Deus Miranda Rodrigues Filho, representa os moradores de Araguatins que denunciam policiais por torturas, e informou em entrevista ao Conexão Tocantins ter encaminhado denúncia para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Anistia Internacional. 

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Tocantins, Rocha Miranda (PMDB) informou  reunião com todos os deputados que compõem a comissão, nesta semana, para tratar da denúncia. "Vamos apurar! Um erro não justifica outro, então se houve excesso mesmo, como mostram as fotografias, vamos tomar providências e responsabilizar quem é de direito", disse.