Geral

Foto: Nilson Chaves A Carteira de Identidade é um dos documentos mais importantes de uma pessoa e a primeira via não tem custo para o cidadão A Carteira de Identidade é um dos documentos mais importantes de uma pessoa e a primeira via não tem custo para o cidadão

Todos os anos, centenas de documentos de identidade são expedidos pelo Instituto de Identificação, da Polícia Científica em Palmas e deixados para trás. Isto acontece porque muitas pessoas solicitam o documento, mas não voltam ao Instituto para retirá-lo. Dessa forma, mesmo fazendo a entrega do documento somente ao responsável, muitos são destruídos para não cair em mãos erradas.

Segundo a diretora do Instituto, Francilina Costa Parrião, até outubro do ano passado, 392 documentos de identidade foram incinerados. Destes, 108 foram expedidos em primeira via, e 284 em segunda via. “Quem solicita o documento, tanto em primeira via quanto em segunda, pode retirá-lo após quinto dia útil, e caso não o busque após 90 dias o documento é incinerado”, explica a diretora.

Atualmente não há custo algum para o cidadão solicitar a primeira via da Carteira de Identidade, mas a segunda via tem um custo de R$ 25 para o solicitante. “É importante que o cidadão que solicitou o documento o retire dentro do prazo, para que não seja necessário fazer uma nova solicitação e aguardar nova emissão”, esclarece Francilina.

A Carteira de Identidade é um dos documentos mais importantes de uma pessoa, sendo imprescindível sua apresentação para retirada de vários outros documentos e para situações diversas, já que nela constam o número do Registro Geral (RG) e outros dados importantes, como a data de nascimento, filiação, naturalidade e a impressão digital.