Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

A meta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é cadastrar mais de 400 pequenas propriedades em Mateiros e região do Jalapão, onde se encontra a Caravana do Car (Cadastro Ambiental Rural), que está na cidade desde domingo, 6, e continua com a força-tarefa até a próxima sexta-feira, 11. O cadastramento conta com a parceria do Naturatins e Ruraltins e o apoio da Prefeitura de Mateiros.

Durante a abertura oficial do evento, realizada nesta terça-feira, 8, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental, a secretária Meire Carreira estimulou os pequenos produtores rurais e fazerem o Car, uma ferramenta, segundo ela, que serve de diagnóstico para saber o que o Tocantins dispõe de ativo ambiental. “É uma maneira de detectarmos também o nosso passivo ambiental e, com isso, incentivarmos a recuperação de áreas degradas”, observou.

De acordo com a secretária, é uma determinação do governador Marcelo Miranda leva o Car para perto dos pequenos produtores rurais, para facilitar o acesso desse segmento à regularização de suas terras.  “Por isso, a nossa prioridade foi é região do Jalapão, pelo seu potencial turístico e pela necessidade da preservação ambiental, para se desenvolver uma economia sustentável”, destacou.

Das 68 mil pequenas propriedades rurais do Estado, 23 mil já foram inscritas no Car, o que representa 30% de adesão ao programa, que se estende até o dia 5 de maio. Após a solenidade de abertura, a equipe de governo foi até a Fazenda Sumidouro, onde fizeram a entrega simbólica de um Car, ao proprietário João Batista Rabelo Tavares, o popular “Maninho”.

Participaram da abertura do evento, além da secretária Meire Carreira, o subsecretário Fábio Lelis, os presidentes do Naturatins e do Ruraltins, Herbert Buti e Pedro Dias, respectivamente, e do prefeito de Mateiros, Júlio Mokfa.

Desenvolvimento sustentável

Tanto a secretária Meire quanto o Buti ressaltaram a importância da região para o desenvolvimento do turismo sustentável do Jalapão e reafirmaram a disposição do governador Marcelo Miranda em dar continuidade na pavimentação asfáltica da TO-030, ligando Novo Acordo a Mateiros, passando por São Félix, obra em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A previsão para o início das obras é no mês de julho deste ano.

A ideia do governador, segundo explicou Buti, é agregar o projeto ao escoamento da produção na região. “É aliar a parte turística com a parte de escoamento da produção para impulsionar o investimento voltado à economia sustentável”, lembrou o presidente do Naturatins.

O programa prevê também a construção da orla às margens do Rio Novo, no Parque Ecológico do Alecrim, bem como, acesso padronizado ao Fervedouro do Alecrim e acesso às dunas. As Comunidades remanescentes de Quilombo do Prata e do Mumbuca também serão agraciadas com um Projeto de Ecoturismo de Base Comunitária que está previsto para ser implantado. Uma das exigência do CAF é de que a estrada não passasse pelo Parque Estadual do Jalapão, preservando aquela reserva ambiental.

Na segunda-feira, 7, a secretária e a equipe que veio acompanhado-a visitaram o parque, para ver de perto as demandas do local e o que precisa ser melhorado.