Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio de Miranda alerta os gestores municipais

Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio de Miranda alerta os gestores municipais Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio de Miranda alerta os gestores municipais Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio de Miranda alerta os gestores municipais

O prazo para as prefeituras do Tocantins aderirem ao ICMS Ecológico termina no próximo dia 15 de março e não será prorrogado conforme os anos anteriores. Em 2015 o crescimento na adesão foi de 11%, com repasses no valor de R$ 63.997.694,72, realizados pela Secretaria Estadual da Fazenda as prefeituras, beneficiando 132 municípios.

Para ter acesso ao incentivo os municípios devem entregar na sede ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Palmas, a documentação comprobatória da realização de atividades relativas à preservação e conservação do meio ambiente durante o ano de 2015.   

Entre os objetivos do ICMS Ecológico está o de fomentar as atividades econômicas pautadas na legislação de proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável nos municípios. Além do repasse financeiro, o ICMS incentiva as cidades a desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região.

No estado, 13% do total arrecadado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é destinado aos municípios na forma de ICMS Ecológico. O cálculo do imposto depende de variáveis como o número de municípios que aderiram ao ICMS-Ecológico durante o ano; valores arrecadados com o ICMS no Estado no ano; desempenho dos municípios sobre os índices qualitativos da política de meio ambiente, controle e combate a queimadas, unidades de conservação e terras indígenas, saneamento básico e conservação do solo.

Também são analisados índices quantitativos como, por exemplo, números de focos de calor; dotação orçamentária dentro dos temas ambientais (saneamento urbano e rural) e (gestão ambiental), preservação e conservação ambiental, controle ambiental, recursos hídricos e meteorologia; dotação total do município conforme dados fornecidos pelo TCE, além da conservação dos solos de superfície municipal cultivada de maneira sustentável e a não conservada.

Proteção e defesa do meio ambiente

De acordo com o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), a meta do Estado é alcançar os 100% de adesão das prefeituras. Para ele o ICMS Ecólogico é um grande avanço no país, e é maneira do município ter uma participação mais efetiva com a arrecadação do ICMS. “Conclamo os gestores públicos a comparecerem ao Naturatins para aderirem ao ICMS Ecológico porque essa é a oportunidade de obterem vantagens significativas na proteção e defesa do meio ambiente”.

Devido à aproximação do prazo para a entrega da documentação ao Naturatins, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, faz um alerta aos gestores municipais. “Em algumas cidades o ICMS Ecológico tem se sobressaído e, em alguns casos, é considerado a maior fonte de recursos destinados ao município, em relação a outros repasses”, lembrou.

Documentação comprobatória

Além de ficarem atentas ao prazo, as prefeituras devem entregarquestionário respondido juntamente com a documentação comprobatória na sede do Naturatins,Já nos casos da conservação do solo, a documentação deve ser entregue ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

Para facilitar a adesão das prefeituras, o Naturatins disponibiliza no site do órgão, no menu ICMS Ecológico o questionário que deve ser respondido juntamente com a documentação comprobatória.