Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar as pessoas a denunciarem crimes ambientais ocorridos no Estado, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), vem desenvolvendo ações que reflitam no bom entendimento entre o órgão e população. Por esse motivo desde o último fim de semana, o serviço relativo à Linha Verde – 0800 63 1155 estará funcionando nos sábados e domingos no horário de 7 horas da manhã às 19h. O mesmo serviço também será oferecido nos feriados.

Outra novidade é em relação às ligações, anteriormente o atendimento só era permitido de telefone fixo ou de um orelhão, mas a partir desta nova medida, as ligações também poderão ser realizadas de telefones celulares. Outro avanço é referente às denúncias online. Atualmente para fazer uma denúncia, o usuário também terá como opção, acessar o site do órgão http://naturatins.to.gov.br/, clicar no banner Linha Verde e preencher os dados. Vale lembrar que o cidadão que ligar no 0800 63 1155 também poderá obter informações e ainda tirar dúvidas.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental, Natal César Alves de Castro, não há necessidade de receio, porque as informações repassadas são sigilosas, ou seja, não é revelado o nome do denunciante. “Outro fator muito importante é a descrição correta do local que está ocorrendo à irregularidade. A pessoa tem que indicar corretamente um ponto de referência e se possível, caso tenha o GPS no celular, indicar as coordenadas geográficas”, explicou.

Em 2014 foram registradas pela Linha Verde 535 denúncias. No ano passado foram 900 ocorrências. Em 2016, já foram 136 denúncias de irregularidades, dentre elas queimadas, desmatamento, caça e pesca, poluição das reservas ambientais, tráfico de animais, extração de madeira, além de resgate de animais.

Linha Verde

Qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais em território tocantinense. Para isso é só ligar gratuitamente para a Linha Verde do Naturatins, por meio do telefone 0800 63 11 55. O atendimento busca minimizar os crimes ambientais de todos os formatos e orientar a população sobre as maneiras corretas de uso dos recursos naturais. Ligue 0800-63-1155 ou preencha o formulário no site do órgão.