Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação Aplicativo foi desenvolvido pelo cabo do Corpo de Bombeiros, Bruno Moraes Aplicativo foi desenvolvido pelo cabo do Corpo de Bombeiros, Bruno Moraes

O aplicativo (app) Gasnol desenvolvido pelo bombeiro do Tocantins, cabo Bruno Moraes, foi destaque na última semana na revista de circulação nacional, Quatro Rodas, especializada em automóveis. O Gasnol calcula qual o combustível mais vantajoso, etanol ou gasolina, de acordo com o preço praticado na região em que o usuário está. O app já conta com mais de 8,5 mil downloads na Google Play.

Usando suas habilidades de programação, o bombeiro desenvolveu um aplicativo capaz de realizar o cálculo na hora de abastecer e saber qual combustível é mais vantajoso. O Gasnol mostra ainda todo o balanço feito para chegar à conclusão e ainda qual será o valor total da economia. Disponível para Android 6 foi totalmente remodelado e conta ainda conta com um mapa de todos os postos próximos à localização do usuário.

“Decidi desenvolver esse aplicativo porque precisava de um suporte mais complexo, diferente do tradicional que apenas divide o valor do etanol pela gasolina. Sabemos que alguns carros podem ter desempenho diferente com determinado combustível e nem sempre vai ser mais vantajoso abastecer no etanol ainda que seja mais barato do que a gasolina”, explica.

O bombeiro que trabalha no setor de coordenação de telecomunicações e Informática na área de desenvolvimento de softwares do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, também atuou no desenvolvimento de outros aplicativos entre ele o SOS 193. O aplicativo do Corpo de Bombeiros foi criado para auxiliar a população em situações de urgência e emergência.