Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 17, representantes do Poder Judiciário reuniram-se no edifício-sede da Justiça Federal, em Palmas/TO, para manifestar apoio às ações do Poder Judiciário Nacional e do juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato.

A juíza federal Denise Drumond, diretora do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, leu uma nota em que afirmou: "uma justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e é a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato".

Também participaram do ato: servidores do Poder Judiciário; o juiz federal Adelmar Aires Pimenta; o juiz federal Bruno Apolinário; o juiz federal substituto Cristiano Mauro; a juíza Julianne Freire Marques, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto); o juiz Manoel de Faria Reis Neto, vice-presidente da Asmeto; juiz Jossanner Nery Nogueira, diretor de prerrogativas da Asmeto; o juiz do Trabalho Francisco Rodrigues de Barros; o procurador da República, Fernando Antônio Alves; e a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Maria Roseli de Almeida.

Leia a nota na íntegra:

Nós,  juízes federais, estaduais e do trabalho aqui reunidos, manifestamos apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro, dos tribunais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal e de todos os magistrados que atuam nos processos da operação Lava Jato.

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente.

Isso somente será  possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentos nas leis do País.

Os juízes reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando  da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do país.

Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios diferentes daqueles legalmente previstos e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a Membros do Poder Judiciário, seja de primeiro grau, seja Ministro do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do país.

O Poder Judiciário brasileiro, do qual fazemos parte, ao lado do juiz Sérgio Moro, tem uma história pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática.

O Judiciário, como nossa nação, está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.

Uma justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e é a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato.