Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio do presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (TerraPalmas), Aleandro Lacerda, foi convidado a apresentar um projeto habitacional inovador implantado no Estado, em 2015, no 4º Smart City Business América Congress & Expo, que acontecerá em Curitiba de 28 a 30 de março. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

“É uma honra apresentar este modelo que conseguimos viabilizar aqui para outros estados brasileiros e até para países da América Latina. Isso demonstra que a política habitacional adotada pelo governador Marcelo Miranda tem dado resultado. Criamos a oportunidade de mais pessoas adquirir seu imóvel com menor custo e de maneira facilitada, avaliou o gestor Aleandro.

A participação ocorrerá no Fórum de Interesse Social que terá como tema: “Experiências exitosas de habitação de interesse social na América Latina” mediada pela Secretária de Habitação do Estado do Mato Grosso do Sul e presidente da Associação Brasileira das COHABs (ABC),  Maria do Carmo Avezani Lopes. No último mês, a gestora veio conferir de perto o modelo adotado pelo Estado do Programa habitacional e visitou as obras do Residencial Netuno.

Programa

O Programa Minha Casa Minha Vida Faixa 2 é uma parceria entre Governo do Estado e Governo Federal que prevê a construção de 3.250 unidades habitacionais em diversas regiões de Palmas. Em 2015 já foram lançadas duas etapas do Programa, totalizando 728 apartamentos voltados para servidores públicos.

A área, onde está sendo construído o empreendimento, foi doada pelo Estado, diminuindo o custo do imóvel, redução de taxas, juros subsidiados e condições facilitadas de financiamento. As empresas construtoras selecionadas foram contempladas por meio de certame, por meio de chamada pública da Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas).

Congresso

O Smart City é o maior evento da América Latina para a promoção de soluções urbanas sustentáveis e discutirá os principais desafios das cidades, especialmente as demandas estruturais relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia. Será um espaço de debates entre governos, empresas e entidades ligadas ao planejamento urbano sustentável e à busca de soluções transformadoras. O evento é organizado pelo Instituto Smart City Business em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná, Universidade Positivo e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Programação: http://www.smartcitybusiness.com.br/2016pt/congresso/programacao-28/