Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kennya Victor

Há cerca de 15 dias os vereadores de Gurupi estão em discussão com os servidores públicos  municipais debatendo sobre reajustes salariais. O Executivo Municipal enviou um projeto à Câmara concedendo recomposição das perdas salariais no percentual de 8,32%, o que estava causando inconformismo aos servidores, pois o índice inflacionário de 2015 foi 10,67%, inclusive, concedido aos servidores da Fundação UnirG.

Os vereadores entenderam que não era justo aplicar um percentual diferenciado aos servidores da Prefeitura de Gurupi e abriram uma mesa de discussão com o prefeito Laurez Moreira (PSB). Nessa terça-feira, 29, no plenário da Câmara, os vereadores mais uma vez reuniram-se com os servidores e o secretário de Administração, Gutierres Torquato, e após muito diálogo, o executivo decidiu conceder a todos os servidores o índice de 10,67%.

O vereador Professor Cabo Carlos (PT) explicou que desde quando o projeto chegou a Casa os vereadores tiveram a sensibilidade de ouvir os servidores para não votar nada que fosse contrário às reivindicações da classe. Segundo ele, a proposta desde o principio causou impasses, pois, inicialmente era um projeto de aumento salarial para parte dos servidores da Saúde e a recomposição um índice aquém, e foi necessário os vereadores abrirem a discussão com o executivo. “Dialogamos com o prefeito porque segundo a Constituição Federal não pode haver distinção entre os servidores, ou seja, se foi concedida a recomposição aos servidores da UnirG tem que ser estendida aos demais servidores municipais. E o prefeito atendendo à reivindicação da Câmara  e a manifestação pacífica dos servidores chegou ao consenso de conceder o índice almejado pelos servidores”, destacou completando que o projeto será votado em sessão extra realizada nessa quarta-feira, 30.

O presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais, Antônio Neto, destacou o empenho dos vereadores na abertura das negociações. “A classe está agradecida ao esforço de cada vereador que entrou nessa discussão. Quero parabenizar os vereadores e a gestão pela sensibilidade. Já estivemos várias vezes debatendo sobre esse tema, mas ainda não tínhamos conseguido convencer o prefeito e com a intermediação dos vereadores isso foi possível. O prefeito sabia os que os servidores queriam, mas precisou do ‘empurrãozinho’ dos vereadores para concretizar esse avanço que tanto almejávamos. Foi de grande valia o esforço dos vereadores”, enfatizou.

O índice vai contemplar a todos os servidores tanto concursados como contratados.