Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondineli Ribeiro Prefeitos vencedores recebem troféu acompanhados pela diretoria e conselheiros do Sebrae Prefeitos vencedores recebem troféu acompanhados pela diretoria e conselheiros do Sebrae

Foi realizada mais uma edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) na noite desta última terça-feira, 29. Na oportunidade foram revelados, em sete categorias, os vencedores da etapa estadual do Prêmio: Araguaína, Colinas do Tocantins (venceu em duas categorias), Couto Magalhães, Pedro Afonso, Miranorte e Sítio Novo.

O evento, que está em sua nona edição, tem o objetivo de premiar gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. A etapa nacional do PSPE acontecerá no mês de maio, em Brasília.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, falou do seu entusiasmo com o que chamou de “Oscar” dos prefeitos. “Não há nada mais perfeito do que premiar as boas ideias e as pessoas que se dedicam a elas. O Sebrae encontrou uma forma de acender uma luz e diferenciar aqueles que fazem, junto à sua comunidade, os bons projetos, implantando e colhendo resultados  para as cidades”, ressaltou.

Pela primeira vez o município de Pedro Afonso teve um projeto inscrito no PSPE e venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade. O prefeito, Jairo Soares Mariano, relatou seu orgulho em conquistar o prêmio. “Esse projeto traz em sua essência um trabalho muito forte com o voluntariado, envolvendo tanto a comunidade como um todo, como os pequenos empresários. Os municípios circunvizinhos já compraram a ideia e estão replicando em suas cidades”, enfatizou Mariano.

Já a cidade de Colinas do Tocantins comemora a premiação em duas categorias. Para o prefeito do município, José Santana Neto, o reconhecimento recebido motiva a continuidade dos projetos. “Estamos conseguindo dar respostas para as grandes necessidades dos municípios, principalmente para os pequenos negócios. Os troféus têm um simbolismo muito grande, sinaliza que estamos no caminho certo e reconhecem que buscamos o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Ao todo, foram inscritos 40 projetos. 16 deles se tornaram finalistas e foram analisados por uma banca julgadora formada por representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Tocantins,  Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Vigilância Sanitária Estadual (Visa).

Troféu Arara Azul

Os seis vencedores receberam o troféu Sebrae Arara Azul, uma escultura lapidada em vidro, no formato de uma das aves símbolo do Tocantins. A homenagem foi criada pelo Sebrae Tocantins para reconhecer personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado.

Vencedores

Categoria Inclusão Produtiva Com Segurança Sanitária

Projeto 'Inclusão Produtiva e Geração de Renda', município de Araguaína, prefeito Ronaldo Dimas

Categoria Pequenos Negócios No Campo

Projeto 'Tuia Cheia, Produzir Sem Medo', município de Couto de Magalhães, prefeito Ezequiel Guimarães Costa

Categoria Desburocratização e Formalização

Projeto 'Empreender Sem Medo', município de Colinas do Tocantins, prefeito José Santana Neto

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Projeto 'Pedro Afonso: Empreendedorismo Sustentável Gerando Desenvolvimento com Qualidade de Vida', município de Pedro Afonso, prefeito Jairo Soares Mariano

Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Projeto 'Promovendo o Desenvolvimento Local Através do Apoio às MPE´s', município de Miranorte, prefeito Frederico Henrique de Melo

Categoria Implementação da Lei Geral

Projeto 'Colinas em Busca da Excelência na Gestão Empreendedora: Implementação e Institucionalização da Lei Geral', município de Colinas do Tocantins, prefeito José Santana Neto

Categoria Melhor Projeto

Projeto 'Sitio Novo Rumo 100% Desburocratização', município Sítio Novo do TO, prefeito Antônio Jair Abreu Farias.