Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa Senador Donizeti Nogueira acompanhou a audiência entre o ministro e governador Senador Donizeti Nogueira acompanhou a audiência entre o ministro e governador

As obras da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, no trecho que liga o município de Xambioá (TO) ao município de São Geraldo do Araguaia (PA), já têm data para se tornar realidade. Na tarde desta última quarta-feira, 30, durante reunião em Brasília (DF), o ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues, garantiu ao governador Marcelo Miranda (PMDB), e para cinco parlamentares federais do Estado do Tocantins, que o Edital de Licitação será lançado até o dia 31 de maio. 

O senador Donizeti Nogueira (PT) acompanhou a reunião entre o ministro e o governador para tratar de obras de infraestrutura para o Tocantins. O edital de licitação para a construção da ponte deve ser publicado até o dia 31 de maio.

Marcelo Miranda agradeceu ao ministro pela visão que tem tido do Estado do Tocantins e enfatizou a participação da bancada nessa conquista. “Foi um encontro altamente positivo com o ministro e a bancada federal. Os prazos estipulados vêm ao encontro do que pensamos, temos que trabalhar com metas. Essa ponte vai trazer grande desenvolvimento para toda a região”, destacou o governador.

A obra, que está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem custo total estimado em R$ 160 milhões, sendo que R$ 100 milhões já estão garantidos no orçamento 2016 por meio de emenda de parlamentares, de caráter impositivo, ou seja, a verba estabelecida tem previsão orçamentária e execução financeira garantidas.

A ponte, com 1.721 metros de extensão, será construída no trecho da BR-153 que interliga as malhas viárias dos Estados do Tocantins e Pará. Atualmente, a travessia no trecho é realizada por meio de balsas, gerando transtornos à logística de escoamento da produção local e regional.

Outras Demandas

O senador Donizeti Nogueira também solicitou ao ministro a federalização da rodovia TO-335, conhecida como Transcolinas. A estrada corta a cidade de Colinas, tem grande tráfego de caminhões, que escoam a soja produzida no Pará e no Mato Grosso para o terminal intermodal da Ferrovia Norte Sul em Palmeirante, o que tem causado transtorno aos moradores do município. “Precisamos encontrar soluções para evitar que mortes aconteçam no centro de uma cidade importante do nosso Estado”, afirmou.

Foi solicitado ao ministro dos Transportes também a implantação da BR-010, que ligará Aparecida do Rio Negro à divisa com o Maranhão. O senador reforçou o pedido de conclusão da ponte do Rio Perdida, no município de Rio Sono, paralisada há 9 anos. “A conclusão dessa obra cria um novo corredor de escoamento da produção do Tocantins”, ressaltou o parlamentar.

Também participaram da reunião com o ministro, o secretário de Infraestrutura do Tocantins, Sérgio Leão; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; as deputadas federais, Josi Nunes e Dulce Miranda; os deputados federais, Lazaro Botelho e César Halum. (Da redação com informações Secom-TO)