Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Com objetivo de fomentar a cadeia produtiva de ovinocultura no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a Prefeitura de Aliança do Tocantins, realiza nesta sexta-feira, 1º de abril, a 4ª Reunião Técnica da Cadeia Produtiva da Ovinocultura na região sul do Tocantins. O evento acontece na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-TO), em Palmas, no horário das 14h30 às 17h30.

De acordo com a médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, a instituição elaborou um projeto que foi apresentado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com objetivo de captar recursos na ordem de R$ 1,1 milhão (1.144.310,00).   “Aprovado o projeto, os recursos serão destinados para a compra de equipamentos para o frigorífico, em construção, e fábrica de ração, localizados em Aliança do Tocantins. Como também para realização de eventos técnicos, que visam capacitar produtores e técnicos, apoiando, assim, a Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura”, afirmou Érika Jardim.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Marcello Costa, responsável pelo acompanhamento da criação da cadeia produtiva de ovinocultura de Aliança do Tocantins e região Sul, será debatido a realização de um encontro técnico com exposição de animais e um festival gastronômico, em Aliança, quando será definido um plano de ação com o envolvimento dos parceiros. “Teremos também uma palestra sobre o projeto “A Rota do Cordeiro”, com o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Octávio Possi de Morais”, adiantou.

Dados: De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2014), o Tocantins possui um rebanho efetivo de ovinos de 129.263 cabeças e 25.455 de caprinos.

Programação:

14h40 – Apresentação do resumo das atividades para dar apoio a Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos – Marcello Costa e Erika Jardim / Seagro;

15h00 – Palestra “Perspectivas do Mercado para a Ovinocaprinocultura” – Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Glauber Rosanova;

16h00 – Palestra “Projeto Rota do Cordeiro” – Embrapa Caprinos e Ovinos, Dr Otávio Rossi;

17h30 – Encerramento com um debate sobre a reunião.