Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com a escassez de água na região sudeste do Tocantins, o deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) destinou boa parte de suas emendas parlamentares de 2016 para atender essa demanda. Um dos municípios contemplados foi Conceição do Tocantins, destinado o valor de R$ 256.617,00 para implantação do sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade.

Esse recurso irá atender a demanda da comunidade na zona rural de Conceição do Tocantins, minimizando ou solucionando de vez o problema. O sistema consiste em captar a água, a partir de um manancial subterrâneo ou superficial como, por exemplo, um poço ou um açude e distribuir essa água por meio de uma rede adutora levando-a até as habitações ou chafarizes implantados em pontos de fácil acesso à comunidade.

O sistema simplificado deve beneficiar cerca de 200 famílias de assentamentos, e destina-se ao consumo humano e dos animais de pequeno porte, além da irrigação de pequenas hortas.

De acordo com Irajá Abreu, o recurso irá contribuir com a melhoria de vida das comunidades em Conceição do Tocantins. “Todos acompanhamos o quanto essa região sofre com a escassez de água. Agora, com essa emenda, conseguiremos construir e realizar o sonho dessas famílias em ter água potável com fácil acesso”, afirmou.