Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita.

A delegação tocantinense de atletas paralímpicos fez bonito durante o Circuito Brasil Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo, realizado em Brasília, no último fim de semana. Foram 13 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e sete de bronze. A equipe do Tocantins contou com apoio de transporte e acompanhamento técnico, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O destaque da equipe do Tocantins foi o llquias Pereira, da equipe do projeto Reviver, que faturou três medalhas de ouro nas provas de 100 metros rasos T47 - Deficiência Física (DF), lançamento de dardo F46 - Deficiência Física (DF) e salto em distância T47 - Deficiência Intelectual (DI). “Eu agradeço demais ao Reviver por me patrocinar e apoiar. Graças a isso, tudo deu certo. Vou seguir me dedicando e quero ainda mais conquistas em São Paulo”, destacou.

Outra medalha de ouro foi conquistada pela atleta Rhailma de Sousa, da mesma equipe, no arremesso de peso da classe F20 - Deficiência Intelectual (DI). “Estou muito feliz, treinei muito e consegui o ouro. Obrigada para quem torceu por mim, vou treinar mais e ganhar mais vezes”, disse a atual bicampeã da modalidade no Circuito.

A delegação foi composta por 30 paratletas de Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Miranorte, sendo 12 da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas, 10 da Associação de Atletismo Chegando na Frente (AACF), oito da Apae de Araguaína, além de membros da comissão técnica. Entre eles, o técnico Paulo Sérgio Brandão da Seduc, que acompanhou a delegação.

“Agradeço o apoio da Seduc e ressalto que seria impossível nossa equipe custear o transporte de todos os paratletas. Com a disponibilização do transporte, conseguimos profissionalizar nossos paratletas e, consequentemente, mudar totalmente os objetivos e sonhos deles”, destacou o chefe de delegação da Equipe AACF, Raphael Couto. 

Principais resultados

Equipe Reviver

Ouro

Ilquias Pereira

100 metros rasos T47 (DF)

Lançamento de dardo F46 (DF)

Salto em distância T47 (DI)

Rhailma de Sousa

Arremesso de peso da classe F20 (DI).

Bronze

Gleidiane Nunes

200 metros rasos T20 (DI)

100 metros rasos T20 (DI)

Nábio de Souza

Arremesso de peso classe F20 (DI)

Equipe Associação dos Amigos Chegando na Frente (AACF) e Apae de Palmas, Miranorte e Porto Nacional

Lorena Fonseca - Apae de Porto Nacional

3ª - 100 Metros Rasos

2ª - Arremesso de Peso

2ª - Lançamento de Dardo

Igor Rafael- Apae de Porto Nacional

3º - Arremesso de Peso

Esperidião Pereira Neto - Apae de  Miranorte

3º - Arremesso de Peso

5º - Lançamento de Dardo

Natalia Pires Aguiar - Apae de Araguaína

3ª - Arremesso de Peso

Delcimar Lopes - Porto Nacional

8º - 1.500 metros rasos

7º - 400 metros rasos

Daniel Luz Aguiar - Apae Miranorte

8º - 100 metros rasos