Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Com o intuito de planejar as ações de vacinação, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta quinta-feira, 7, em Palmas, reunião Macrorregional para a Campanha Nacional de influenza 2016 no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Participam da reunião coordenadores municipais de imunização e técnicos da sala de vacina de 80 municípios. 

A reunião faz parte do planejamento estratégico para a campanha de vacinação contra gripe que está programada para acontecer de 30 de abril a 20 de maio. O dia D da campanha está previsto para que todas as unidades de saúde do Estado atendem a comunidade no sábado, 30 de abril.

A reunião também conta com a presença de técnicos de municípios situados no Norte do Estado nos dias 12 e 13 de abril em Araguaína, no auditório da Prefeitura Municipal.

Quem se vacina

O público-alvo da campanha é composto por crianças na faixa etária de seis meses até quatro anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas; indígenas; adolescentes e jovens  de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa; idosos com idade acima de 60 anos  e pacientes com alguma comorbidade.

“Para o sucesso e alcance da meta, discutiremos estratégia de vacinação e divulgação da Campanha Nacional contra Influenza. Nosso objetivo é vacinar o público-alvo dos anos anteriores e incluir adolescentes e jovens  de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa”, afirma técnica da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivello.

Influenza

Comumente conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início repentino dos sintomas, que incluem geralmente febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca e dor de garganta. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro.