Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Na manhã da próxima sexta-feira, 8 de abril, acontece em Almas-TO o 2º Dia de Campo sobre Tecnologias Sustentáveis. Paralelamente, ocorre a 1ª Feira Agrotecnológica de Almas, que vai até o final do dia. A expectativa é de que participem cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e outros profissionais ligados ao meio rural.

Os dois eventos "estão inseridos no contexto de ações do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). A Embrapa tem atuado no sentido de transferir as tecnologias do Plano ABC no Tocantins por meio de processos de capacitação continuada de técnicos. Ações estas coordenadas pelo Grupo Gestor do ABC no Tocantins, composto por 22 instituições. Como parte prática deste processo, os técnicos em capacitação são responsáveis por implantarem as chamadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs)", explica Pedro Alcântara, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). Essa Unidade desenvolve, além de trabalhos nas duas áreas que compõem seu nome, atividades em sistemas agrícolas dentro do Matopiba, região que envolve partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é considerada a última grande fronteira agrícola brasileira.

O dia de campo é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Embrapa e da Fazenda Laço de Ouro. Como apoiadores, há a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Colégio Agrícola de Almas e o Grupo Gestor Estadual do ABC. A participação dos interessados é gratuita.

Sobre o local do evento, Pedro diz que "trata-se de uma propriedade familiar de gado de corte que atua na atividade de cria. Nesta URT, dois eixos tecnológicos do Plano ABC têm sido aplicados: a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a Recuperação de Pastagens Degradadas. O trabalho está sendo realizado desde a safra 2013/2014, quando as pastagens da propriedade encontravam-se em avançado grau de degradação. Desde então, tem sido realizado um trabalho de recuperação de pastagens e intensificação da atividade".