Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sesau já disponibilizou as doses a todos os 139 municípios do Tocantins

A Sesau já disponibilizou as doses a todos os 139 municípios do Tocantins Foto: Rovena Rosa

Foto: Rovena Rosa A Sesau já disponibilizou as doses a todos os 139 municípios do Tocantins A Sesau já disponibilizou as doses a todos os 139 municípios do Tocantins

A campanha nacional de vacinação contra a influenza 2016 está programada para iniciar dia 30 de abril, mas o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já disponibilizou as doses a todos os 139 municípios. Para imunizar a população, o Estado recebeu do Ministério da Saúde o total de 326 mil doses. A novidade deste ano é a inclusão de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, de 12 a 21 anos, na lista de público-alvo da campanha.

Além desses, serão vacinadas pessoas que compõem os grupos de risco, como crianças na faixa etária de seis meses até quatro anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; indígenas; idosos com idade acima de 60 anos; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

A enfermeira da gerência de Imunização da Sesau, Maria Laura Aguiar, ressalta a importância da imunização. “A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença. O Estado disponibiliza as doses aos municípios, os quais elaboram as estratégias de vacinação do seu público-alvo”, explicou. A enfermeira lembra ainda que o dia D da campanha é 30 de abril e que esta segue até o dia 20 de maio. 

A influenza é conhecida como gripe, uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro. 

Os sintomas são: febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios, entre tosse seca e dor de garganta.