Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO) comemorou na noite deste domingo, 17, a vitória da aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados. Um dos articuladores pró-impeachment mais atuantes da bancada tocantinense a favor da aprovação do impeachment, Gaguim enalteceu a transparência de todo o procedimento realizado pela Câmara e disse que a vontade da maioria da população brasileira foi respeitada pelos deputados.  

Gaguim explicou que, com este momento histórico “o Brasil deu prova, mais uma vez, que é uma democracia consolidada e que consegue resolver suas dificuldades com procedimentos legítimos e participativos”, disse.

Agora, com esta decisão dos parlamentares o processo de impeachment segue para o Senado e caberá aos senadores referendarem ou não o procedimento aprovado no plenário da Câmara dos Deputados. “Com muita responsabilidade, trabalharmos em prol das reformas que o Brasil tanto precisa para sair da crise e voltar a crescer”, afirma Gaguim.

No Senado o processo precisará ter sua admissibilidade aprovada por maioria simples (metade mais um dos senadores), na sessão será exigida a presença de 41 dos 81 senadores. Admitido e instaurado o processo pelo Senado a presidente da República ficará afastada de suas funções por até 180 dias, e o vice-presidente Michel Temer assumirá suas funções interinamente.

Para condenar e afastar a presidente, em definitivo, serão necessários 2/3 dos votos dos senadores (54 senadores), em julgamento sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal.