Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Elizeu Oliveira

O governador Marcelo Miranda entregou oficialmente nesse sábado, 16, parte da reforma e ampliação da estrutura do Hospital Regional de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. A unidade é referência para 25 municípios do Tocantins, além de atender a região sul do Pará. Nesta primeira fase da obra foram gastos R$ 4.917.938,13.

“Mesmo diante das adversidades, com criatividade e determinação estamos respondendo às demandas da população”, disse Marcelo Miranda, acrescentando que o Hospital Regional de Augustinópolis é uma referência não só para a região do Bico do Papagaio, mas também para o Pará.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir,  disse que as instalações entregues vão proporcionar a possibilidade  de aumentar o atendimento em consultas, ambulatórios, cirurgias eletivas e no pronto socorro. “A intenção é cumprir a determinação do governador de oferecer a cada cidadão do Estado um atendimento digno, humano e respeitoso”, ressaltou.

A reforma, adequação e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis é uma obra do governo do estado de Tocantins, com financiamento da Proinvest. Nesta primeira etapa foram realizadas melhorias no pronto socorro, centro cirúrgico, farmácia, raio x, enfermaria,  internação e observação, além do bloco administrativo e passarela de integração. Ao todo, são 2.791,44 m² já concluídos. Atualmente estão em funcionamento na unidade 82 leitos e ao final de toda a obra serão mais de 200 leitos entregues, dos quais 100 serão da nova maternidade.

Maternidade

Com a conclusão dessa etapa, agora os serviços serão concentrados na construção de uma nova UTI, bloco administrativo e uma maternidade, que vai contar com quatro pavimentos, entre eles um Centro de Parto Normal. A área de construção é de 7.561,55 metros². Todas as obras do Hospital estão orçadas em R$ 19.065.057,00.

Com o início da reforma do prédio, os vários atendimentos do hospital foram divididos entre os municípios de Araguatins, Augustinópolis e Axixá do Tocantins. Diante da situação e da preocupação do Estado com a descentralização dos serviços, o governo trabalhou para o retorno das unidades descentralizadas situadas em Araguatins.

Em fevereiro de 2015 os pacientes que precisavam dos serviços oferecidos pela clínica médica (serviços especializados e de raio-x) do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) já puderam procurar a sede da unidade, localizada na Rua Amazonas.

Depois de passar anos funcionando em unidades separadas, todos os serviços voltaram para o prédio de Augustinópolis, em dezembro de 2015, com espaço físico totalmente adequado ao atendimento dos pacientes e para o trabalho dos profissionais de saúde. Trata-se de uma estrutura renovada e dentro dos padrões exigidos pela legislação hospitalar, visando o melhor atendimento à população.