Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A apuração online da campanha contra Influenza, realizada no início da manhã dessa terça-feira, 26, apontou que um total de 23.237 pessoas já foram imunizadas em Palmas, ultrapassando 50% da meta de vacinação desta campanha. Neste ritmo, a expectativa é de que a campanha se encerre no dia 30 de abril, quando acontece do Dia D Nacional.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta imunizar 46.161 pessoas pertencentes aos grupos prioritários e desta forma encerrar a vacinação na Capital. “Entretanto, caso não aconteça isto, a campanha só termina quando a meta for atingida”, disse o secretário executivo da Semus, Whisllay Bastos.

A campanha teve início no dia 13 de abril e a vacinação, que foi antecipada em Palmas, tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade pelo vírus influenza. Fazem parte gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhador de saúde, portadores de comorbidades, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina, disponibilizada gratuitamente é trivalente e protege contra H1N1, H3N2 e Influenza tipo B, e estão disponíveis em todas as salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas, no horário de funcionamento das unidades.

A Semus informa que é obrigatória a apresentação do cartão SUS para a vacinação e que para os portadores de doenças crônicas se faz necessária a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses são contraindicadas a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Metas de vacinação

Crianças de 6 meses a menores cinco  anos de idade  - 7.755

Crianças de 2 anos a menores de cinco anos - 12.542

Trabalhadores de saúde - 4.714

Gestantes - 3.878

Idosos 60 anos - 10.578

Puérperas - 637

Comorbidades - 6.057

Total – 46.161 (Secom Palmas)