Cursos & Concursos

Foto: Ademir dos Anjos

Representantes de indústrias em busca de uma visão estratégica sobre o comércio exterior participaram da capacitação Planejamento Estratégico das Exportações realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nessa quarta-feira, 27/04, na sede da Federação. A iniciativa visa possibilitar a inserção estruturada e planejada das indústrias no mercado global, reduzindo os riscos existentes.

De acordo com a consultora de Negócios, Vânia Strepeckes, que conduziu o curso, o conteúdo reúne informações para que as empresas reflitam sobre a necessidade de estruturação, de realização de pesquisa de mercado e tudo que é necessário ao processo de exportação.

Segundo o assistente de Importação da Cooperfrigu, Ezer De Paula Cruz, “o curso faz uma análise muito ampla do processo de exportação, mostrando os erros que são cometidos por empresas que já exportam pela falta de pesquisa e análise de mercado”. O industriário ainda afirma que a capacitação atendeu e superou todas as expectativas.

Conforme a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieto, Greyce Labre, o curso é voltado para as empresas que desejam iniciar o processo de exportação ou para aquelas que já exportam e querem se aperfeiçoar no mercado. “A capacitação traz noções de como iniciar o processo de internacionalização, documentação, como buscar e encontrar clientes no exterior e ajustes nas mercadorias que serão exportadas de acordo com as exigências do mercado internacional”, explica.

A próxima capacitação deve acontecer no dia 27 de junho e será sobre a Informação de Preço na Importação e Exportação. A iniciativa faz parte do  projeto INSERI Pequenos Negócios – Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios, que é fruto parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócio (Rede CIN) e o SEBRAE.