Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Cleia Gomes

Foto: Cleia Gomes

A comissão organizadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa divulgou novo prazo para os estudantes e professores que desejam participar da competição: até as 23h59 do dia 16 deste mês. Os interessados devem realizar as inscrições através do site www.escrevendoofuturo.org.br e clicar em cadastrar-se, caso não tenham realizado cadastro. Logo após, clicar na aba Olimpíada e, posteriormente, na aba de inscrições.

No dia 29 de abril, a organização já havia contabilizado mais de 64 mil professores inscritos em mais de 32 mil escolas municipais, estaduais e federais. No Tocantins, a adesão foi de 100% das secretarias municipais de educação. Com isso, as escolas dos 139 municípios estão aptas para inscreverem-se na competição.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação das competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar onde vivem, aproximando a comunidade da escola.

Podem ser inscritos trabalhos em quatro gêneros: poemas (para alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (para 7º e 8º anos), crônica (para 9º ano fundamental e 1º do ensino médio) e artigo de opinião (para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio). A iniciativa também propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.