Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Tocantins realizará o seu primeiro Leilão Top da Marcha (Mangalarga Marchador) no próximo dia 6 de maio no Rancho Bahia, com início marcado para as 19 horas. 

O núcleo do Mangalarga Marchador está presente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins (Agrotins) que está sendo realizada esta semana em Palmas/TO.

Ligado a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ACCMM), o núcleo dos criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Tocantins foi fundado através da união de criadores da raça no Estado do Tocantins na segunda quinzena de janeiro deste ano, visando uma união dos amantes do marchador, buscando a melhora de qualidade genética da raça.  

Desde a criação do núcleo, o número  de animais dos criadores aumentou quase 150%, chegando a quase 800 cavalos marchadores registrados no Tocantins.

Com a grande aptidão do Estado para cultuar as tradições tropeira e as cavalgadas festivas, promovidas por feiras agropecuárias nas cidades do Estado, a expectativa é que este número cresça ainda mais a cada ano, já que a raça é uma grande fonte ao fomento do agronegócio no Estado.

Perfil dos novos Criadores

O Mangalarga Marchador é um cavalo da família. Sua docilidade e perfeita comodidade de cela permite este envolvimento. Os novos criadores do Estado costumam ser fazendeiros, profissionais liberais que tem afinidade com a raça e também proprietários de pequenas áreas no entorno das maiores cidades do Estado. Estes estudam genéticas e apuram um melhoramento para a sua base de matrizes.

Já os usuários são pessoas que participam ativamente das cavalgadas e tropeadas, enduros, provas funcionais. Também pessoas que precisam de um animal ágil na lida com o gado no dia-dia na fazenda.

O Núcleo do Mangalarga Marchador vem com um propósito de realizar exposições, feiras, concursos de marcha, provas funcionais, enduros, leilões. Também formação da mão de obra, trazendo para o Estado cursos de equitação básica, Casqueamento e Ferrageamento, cursos para novos criadores nível I e II, adestramento e o cursos de equitação só para mulheres.