Campo

Foto: Divulgação Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães

Autoridades e agricultores dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia estarão reunidos, no dia 24 de maio, para participar do Fórum “ Matopiba: potencialidades e desafios” que será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães. O fórum será transmitido, ao vivo, pelo Canal Rural e abre a programação de cursos, debates e palestras da Feira.

A atividade agrícola tem se expandido rapidamente no Matopiba e, segundo uma projeção feita pelo Ministério da Agricultura, até 2022, a região terá um total de 10 milhões de hectares plantados, o que representará 16,4% da área plantada no país e deverá produzir entre 18 a 24 milhões de toneladas de grãos, um aumento médio de 27,8%. Mas apesar das boas perspectivas, a região enfrenta sérios problemas de falta de infraestrutura e de uma logística eficiente. “A nossa logística aumentou o valor nos últimos anos. As ferrovias estão abandonadas e os portos lotados. Precisamos unir forças para melhorar a logística da região e trazer desenvolvimento para todos”, disse o presidente da Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato.

Com terras planas e uma agricultura altamente mecanizada e tecnificada, a região também tem como desafio promover o aumento de produtividade através de pesquisa, inovação e sustentabilidade ambiental e social.

Estes e outros assuntos serão debatidos durante o Fórum pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato; pelo secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), André Nassar; pelo coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa (Gite), Evaristo de Miranda; pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen e pelo presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celestino Zanella.

O secretario estadual da Agricultura, Vitor Bonfim, representará a Bahia e o superintendente de Agronegócio, Christopher Amorim, representará o Piauí.

O Fórum será transmitido, ao vivo, pelo Canal Rural a partir das 14h, nos canais NET 185, Sky 159, Claro 185, Oi TV 179, além das parabólicas digitais e analógicas. O evento é gratuito e tanto a platéia quanto os telespectadores de qualquer parte do país poderão enviar perguntas pelo Whats App do Canal Rural através do número (11) 98524-0073. A apresentação será do jornalista Márcio Fernandes, âncora do Rural Notícias, principal telejornal da emissora.

A Bahia Farm Show acontece de 24 a 28 de maio no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento é realizado pela Aiba e tem o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Coelba, Desenbahia, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.