Cultura

Foto: Divulgação

Considerada a maior micareta fora de época do Tocantins, o Miracaxi 2016 será realizado nos dias 15,16 e 17 de julho. Miracema do Tocantins, primeira capital do Estado, é o palco da festa que tem arrastado uma verdadeira multidão aos trios elétricos que fazem a alegria dos foliões durante os três dias de festa do veraneio miracemense.

Um dos destaques da festa, anunciado pela prefeita Magda Borba na noite desse domingo,8, é o cantor baiano Bell Marques, que liderou a banda Chiclete com Banana por mais de 30 anos e embalou sucessos como Diga que Valeu, Não vou Chorar e Minha Deusa que estão eternizadas nos carnavais do país. Bell vai agitar o Miracaxi na primeira noite, dia 15, juntamente com a banda Gata Furacão.

No sábado, 16, a festa fica por conta da banda Cheiro de Amor, também de renome nacional. O grupo tocantinense É Dipherente que já participou de outras edições do Miracaxi e recebeu elogios de quem conferiu o show dos artistas do Estado finaliza a segunda noite.

No domingo,17, último dia de micareta, os ritmos arroxa, forro e uma pegada de pagode do cantor Gabriel Diniz vão colocar a galera para dançar. Gabriel que também participou do  Miracaxi no ano passado retorna em 2016 com a promessa de colocar os foliões para dançar e suar os abadas. O Miracaxi finaliza sua maratona de shows com o grupo É no Comando.

Em 2015 o Miracaxi conseguiu reunir um público de mais de 40 mil pessoas, de acordo com números divulgados pela organização do evento.

Tradição e investimentos

Durante a apresentação das bandas a prefeita Magda lembrou o esforço da gestão para garantir, em tempos de crise, a micareta tradicional que movimenta o comércio de Miracema e também das cidades vizinhas.

“Temos em nossa cidade uma grande festa e que traz lucros para o comércio e também rede hoteleira. O Miracaxi é uma tradição e que fizemos questão de investir recursos para trazer bandas de renome nacional”, comentou a prefeita.

A prefeita Magda Borba também frisou que os empresários precisam se preparar para receber os turistas. “Os hotéis vão receber um público grande e lotar os leitos, restaurantes precisam oferecer alimentação em horários diferenciados e outros setores também precisam acreditar na festa e assim aumentar os lucros”, comentou Magda.

Estrutura e segurança

O circuito da festa, localizado no Ponto de Apoio, local turístico de Miracema, vai contar com praça de alimentação, banheiros químicos, segurança particular e também apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, barraca da saúde, além de pontos para táxi e mototáxi.

A Prefeitura de Miracema vai realizar nos próximos dias uma série de reuniões com vendedores ambulantes para discutir algumas particularidades do setor.

O Miracaxi é uma festa gratuita para os foliões e organizada pela Prefeitura de  Miracema.