Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Vicentinho Alves leu no plenário o resumo do parecer da comissão especial do impeachment Vicentinho Alves leu no plenário o resumo do parecer da comissão especial do impeachment

O senador Vicentinho Alves (PR-TO) como primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, deverá ser o responsável por notificar oficialmente, a presidente Dilma Rousseff a respeito de seu afastamento, caso o plenário do Senado aprove a admissibilidade de seu impeachment nesta quarta-feira, 11. O senador também será o responsável pela notificação do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) a respeito da decisão. Neste caso ele estará acompanhado do secretário-geral da Mesa Diretora do Senado, Luiz Fernando Bandeira. A partir deste ato Temer já poderá assumir a cadeira da Presidência da República.

O senador Vicentinho Alves manifestou-se favorável ao impeachment da presidente no início desta semana. Na última segunda-feira, 9, a convite do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), em almoço no Palácio do Jaburu, ele conversou com o vice-presidente. “Conversamos sobre o Brasil, sobre o Tocantins, sobre quando fomos colegas deputados - ele presidente da Câmara dos Deputados - sobre o apoio do PR ao voto Sim e o nosso apoio no Congresso Nacional às medidas necessárias”, informou Vicentinho.

Durante o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, o senador Vicentinho Alves havia declarado ser contrário ao impeachment da presidente Dilma. Naquela oportunidade o filho do senador, o deputado federal Vicentinho Junior, do mesmo partido do pai, votou contra o processo de afastamento. Posteriormente, com a aprovação do processo na Câmara, Vicentinho migrou para a posição de voto indeciso e esta semana declarou-se favorável ao impeachment. 

Na última segunda-feira, 9, Vicentinho Alves leu no plenário o resumo do parecer da comissão especial do impeachment que recomendava a abertura do processo de afastamento da presidente pela Casa. A leitura foi uma formalidade necessária para dar continuidade à tramitação do processo no Senado.