Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Dennis Tavares

Foto: Dennis Tavares

A trinta dias para a chegada da tocha olímpica em Palmas, foi apresentado, aos representantes de diversas forças da segurança pública federal, estadual e municipal, o plano de seguridade no revezamento da tocha, na manhã desta quinta-feira, 12. 

A coordenação regional de Segurança da Tocha Olímpica no Tocantins está a cargo do delegado Márcio Girotto, que expôs, aos representantes, o Plano Tático Integrado de Segurança da Tocha, os detalhes do trajeto, além dos pontos e locais onde acontecerão os revezamentos de atletas, na Capital. “Cada força da segurança terá seu papel no trajeto. São várias atividades, como atendimento pré-hospitalar, ordenamento urbano e de trânsito, proteção às marcas, policiamento ostensivo, serviço de inteligência, dentre outros”, afirmou o delegado. 

A equipe da Polícia Civil será reforçada durante todo o dia 11 de junho, quando a tocha chegará a Palmas e no dia seguinte, 12, quando partirá para São Luís (MA). “Estaremos presentes com agentes, escrivães e delegados em todo o percurso, desde a chegada no aeroporto da capital tocantinense até o final do trajeto, na praia da Graciosa. Além disso, as delegacias também estarão reforçadas para atender as ocorrências que possam acontecer durante o dia”, afirmou Márcio Girotto.

Outra atuação essencial da Polícia Civil  no dia do revezamento será o do Serviço de Inteligência e Estratégia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP),  que atuará em conjunto com a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas. “Com a parceria da prefeitura de Palmas, as imagens das câmeras de segurança que o município dispõe nas vias, serão encaminhadas, em tempo real, ao Siop [Sistema Integrado de Operações]”, completou o delegado.   

Sobre o revezamento 

A tocha Olímpica chegará a Palmas na manhã de sábado, 11 de junho, e sua passagem contemplará todas as regiões da Capital, começando pelo Setor Taquari e terminando, no final da tarde, na Praia da Graciosa. Os agentes de segurança irão trabalhar para garantir a proteção dos participantes e do público em geral.  

A Secretaria de Estado da Segurança Pública irá resguardar os participantes do evento, juntamente com outras instituições em nível federal, estadual e municipal, como a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Metropolitana de Palmas, a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, a Secretaria Municipal de Esporte, a Secretaria da Saúde, a Marinha e a Infraero.