Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Conforme o diretor do colégio, Maximiano Bezerra, as oficinas contribuirão para aperfeiçoar as ações do programa Mais Cultura nas Escola

Conforme o diretor do colégio, Maximiano Bezerra, as oficinas contribuirão para aperfeiçoar as ações do programa Mais Cultura nas Escola Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Conforme o diretor do colégio, Maximiano Bezerra, as oficinas contribuirão para aperfeiçoar as ações do programa Mais Cultura nas Escola Conforme o diretor do colégio, Maximiano Bezerra, as oficinas contribuirão para aperfeiçoar as ações do programa Mais Cultura nas Escola

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove, nos dias 17, 19 e 24 de maio, oficinas de roteiro de cinema no Colégio Estadual Duque de Caxias, localizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O objetivo é instrumentalizar os cursistas para o desenvolvimento de projetos lúdico-artísticos.

As oficinas de roteiro têm como público alvo estudantes, professores e servidores da unidade educacional. As atividades serão desenvolvidas em consonância com ações que a escola já realiza por meio do Programa Mais Cultura nas Escolas com enfoque no patrimônio material e imaterial, identidade e vínculo social. O projeto consiste na produção de documentários baseados nas memórias dos moradores mais antigos do distrito.

“Esta será uma oportunidade para que possamos aperfeiçoar os trabalhos em andamento e aprender novas técnicas que serão empregadas no projeto do Mais Cultura. O conhecimento adquirido permitirá que os alunos passem, inclusive, a participar de editais de audiovisual”, enfatiza o diretor do colégio, Maximiano Bezerra.

Metodologia

Com a temática “o filme em três atos”, serão utilizadas nas oficinas técnicas e conceitos da narrativa clássica desenvolvida por Hollywood a partir dos anos 1980. Serão abordados a definição e o desenvolvimento dos temas da narrativa; o estudo da estrutura e a estruturação do conflito; e a caracterização e a vida interior dos personagens.

A ministrante da oficina é a produtora Juliane Almeida. Graduada em publicidade pela Universidade de Brasília e especialista em gestão e políticas culturais pela Universitat de Girona & Itaú Cultural, tem no currículo mais de uma década de produção de audiovisuais, além de cursos internacionais em escolas de cinema como a Escuela Internacional de Cine y Televisión San Antonio de Los Baños e a New York Film Academy.