Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

A 14ª Semana Nacional de Museus foi oficialmente aberta no Estado em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 16, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), em Palmas.  Em todo o Estado, nove museus participam dessa semana especial com exposições, visitas guiadas, sessão de documentários e outras atividades. A programação no Estado segue até quinta-feira, 19. Já a nacional, se estende até o dia 22 de maio.

Abrindo a cerimônia, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, ressaltou a importância do evento para promoção histórica e cultural do Tocantins. “Precisamos visitar os museus como forma de valorizar e preservar a nossa cultura e a nossa história. Certamente vocês, crianças, terão a responsabilidade de dar continuidade a esse legado”, continuou, se dirigindo a parte do público presente, que era de alunos da rede estadual.

A cerimônia contou ainda com um momento musical e, após a abertura, os alunos das escolas estaduais Criança Esperança e Vila União fizeram uma visita guiada pelo Palacinho. Em Parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), durante esta semana os museus devem receber alunos da rede estadual.

As atividades culturais realizadas durante essa semana especial nos museus têm como objetivos aproximar a sociedade desse ambiente e ampliar o envolvimento das comunidades com a memória e a história que compõem os seus acervos. A Seden, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, desenvolveu a programação do Memorial Coluna Prestes e no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho).

Essa programação, de acordo com a diretora de Patrimônio Histórico e Artístico da Seden, Alline Alves, chama a atenção para a importância dos museus do Estado. “Precisamos desenvolver o hábito de visitar os museus. Essa semana é na verdade uma oportunidade para aumentar o apreço pelos museus”, diz. Ela ainda informou que, ao todo, o Tocantins conta com 19 museus, sendo que o Palacinho e o Coluna prestes são gerenciados pelo Governo estadual.  

O guia com a programação dos museus brasileiros e tocantinenses pode ser acessado através do endereço:http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/

A 14ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.236 museus de todo o país vão oferecer ao público 3.700 atividades especiais, como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras ações. A ação é feita em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio.

O tema deste ano, “Museus e Paisagens Culturais” destaca o ambiente como espaço de mediações e de manifestações identitárias e culturais. A arte da campanha é na verdade uma obra de Cândido Portinari, conhecida como Pipas, de 1941, que traz paisagens ao ar livre e pipas.

Segue a programação dos museus de Palmas:

Memorial Coluna Prestes

(Informações 3218-2419)

De 16/05 a 19/05 às 17h

Exposição – A passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins.

Exibição – Documentários sobre a cultura tocantinense.

Museu Histórico do Tocantins (Palacinho)

(Informações 3218-3318)

De 16/05 a 19/05. Das 10h às 18h

Exposição – Roger Casement e Fotografias do Tocantins

Exibição – Documentários sobre a cultura tocantinense.