Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de garantir a preservação ambiental, evitando incêndios florestais nos municípios tocantinenses, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai firmar um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para atuar em nove municípios tocantinenses que possuem em seus territórios, áreas de preservação permanente, de conservação ou mesmo parques estaduais.

A medida visa capacitar cerca de 80 brigadistas que deverão atuar naquelas cidades. Fazem parte deste grupo os municípios de São Félix, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão, Pium e Lagoa da Confusão no Sudoeste tocantinense e Formoso do Araguaia e Dueré, Sul do Tocantins.

Segundo o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, major bombeiro Diógenes Madeira, serão contratados cerca de 80 brigadistas que deverão atuar durante cinco meses. Ainda de acordo com o diretor executivo, os recursos financeiros para a contratação dos brigadistas será o Fundo Estadual de Meio Ambiente. “Paralelo a este trabalho, a Defesa Civil também deverá capacitar equipes de brigadistas nas demais cidades do Estado, mediante solicitação dos gestores municipais”, afirmou.