Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Como temido pelo setor do comércio, as vendas no período do Dia das Mães em Palmas caíram este ano. Conforme pesquisa de sondagem de vendas realizada na Capital, para 62,4% dos empresários as vendas foram menores com relação ao ano passado. O valor médio de gasto ficou entre R$ 50 e R$ 100 reais segundo 28,6% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Dos que afirmaram ter tido aumento nas vendas com relação a 2015, apenas 5,9% disseram que as vendas foram maiores, enquanto 31,7% revelaram que foram iguais. “O cenário de uma economia recessiva fica evidente quando chegamos numa data tão especial para o comércio e a resposta é abaixo do esperado, como nesse caso”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Quanto ao aumento nas vendas, 50% afirmaram que este foi de até 5% e 50% disseram que este aumento foi entre 6% e 10%. Já entre os que acusaram a diminuição nas vendas, essa queda foi superior a 20% para 41,3%.

A forma de pagamento mais utilizada foi o uso do cartão de crédito de forma parcelada, confirmada por 34,6%. Entre os que compraram com parcelamento, 50% optaram em até 3 vezes. Com relação às empresas que realizaram algum tipo de promoção para o período, o total de 69,3% disseram que o fizeram e que a forma adotada foi o desconto nos preços, respondendo por 70%.

No quesito estoque, 52,5% afirmaram ter sido igual ao do ano passado. Na contratação de funcionários temporários 93,1% das empresas disseram não ter contratado no período. Entre as que o fizeram, 57,1% contrataram entre um e dois funcionários. Por fim, 85,7% das empresas efetivaram esses funcionários temporários.

A pesquisa

Uma realização do Instituto Fecomércio Tocantins, em parceria com a UFT, a pesquisa de sondagem de vendas do Dia das Mães ouviu 101 empresários comerciais entre os dias 09 e 12 de maio em Palmas. Foram pesquisadas empresas que comercializavam vestuários, perfumes, calçados, bolsas, eletrodomésticos, flores, entre outros.