Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra na próxima sexta-feira, 20, em todo o Tocantins. Até o momento 209.423 doses foram aplicadas, o que corresponde a 71,6% dos 292.131 indivíduos que fazem parte do grupo priorizado para a campanha, segundo dados parciais da Secretaria de Estado da Saúde.

Este ano a vacina está disponível para crianças na faixa etária de seis meses até quatro anos 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa; população privada de liberdade e os funcionários do Sistema Prisional, idosos com idade a partir de 60 anos ou mais de idade e trabalhadores de saúde.

A meta é atingir até o fim da campanha pelo menos 80% de todos os grupos. Os idosos são o grupo que mais se aproxima da meta da campanha, tendo sido vacinados, até o momento, 76% (91.183) adultos com idade a partir dos 60 anos. Ao todo, estima-se que façam parte deste grupo no Tocantins 119.856 pessoas. Com relação às crianças menores de dois anos, foram vacinadas, até o momento, 77.488 (68,8%). A estimativa total de crianças a serem vacinadas é de 112.625.

A técnica da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivelo, explica que até o momento não há orientação para prorrogação da campanha e por isso é preciso procurar os postos de saúde para garantir a dose da vacina.  

Gripe

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Seus primeiros sintomas são, em geral, febre, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca e dor de garganta. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro.

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus C é conhecido por causar infecções respiratórias brandas e não está relacionado a epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o subtipo A relacionado a grandes epidemias.

Confira as recomendações para evitar a transmissão do vírus:

Lavar frequentemente as mãos;Usar lenços descartáveis para limpeza do nariz e boca;Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos nariz e boca com as mãos sujas;

Não compartilhar objetos de uso pessoal;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais e sintomas de influenza;

Manter os ambientes ventilados;

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e gestão abundante de líquidos.