Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PRB, Fabiano Parafusos, se reuniu na noite de ontem, na sede da União Geral de Trabalhadores (UGT), com o grupo de pessoas que atua e move o setor de serviços na Capital. A intenção do pré-candidato foi ouvir as demandas desses trabalhadores e, junto com eles, encontrar soluções para a cidade. “Esses encontros são importantes porque são as pessoas comuns que conhecem os gargalos da cidade. E a nossa proposta para Palmas será construída com a participação do povo”, afirmou Fabiano, que recebeu o apoio de dirigentes sindicais.

Fabiano Parafusos reiterou sua pré-candidatura a prefeito e disse que as empresas do setor de serviços, como as outras, precisam ter mais segurança para crescer e, com isso oferecer melhores condições de trabalho e de renda em toda a cadeia envolvida. Fabiano também destacou que o setor de serviços integre um conselho municipal de fomento à economia local para que as demandas e sugestões do setor sejam debatidas no momento em que as decisões são tomadas.

Emprego e renda

Fabiano revelou que vai ouvir os demais setores da iniciativa privada por ter identificado a necessidade de uma gestão focada na geração de emprego e renda não apenas para o enfrentamento à crise econômica, mas também para atrair novos empreendimentos, fomentar o empreendedorismo e dar uma nova cara à Capital.

“Temos que sair da dependência pública para emprego. Por que depender do público? A gestão municipal pode ajudar atrair empresas e desenvolver isso”, disse ele aos trabalhadores. “Precisamos de novas empresas na cidade e a sustentabilidade das que já estão aqui. E isso a gestão pode sim ajudar”, acrescentou.

Apoios

Sob a gestão de Célio Mascarenhas, a UGT tem 17 sindicatos filiados, a maioria representada na reunião. Um deles é o Sindicato dos Empregados em Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado do Tocantins (Singarehst). O presidente da entidade, Flávio Dias, pré-candidato a vereador pelo PRB, defendeu uma limpeza na política.

“Nossa entidade está com o Fabiano Parafusos para prefeito. Estamos vivendo uma crise ética na política. E o momento agora é de limpeza, dar um limpa mesmo”, disse Flávio. “Quem não tiver credibilidade não vai levar. Chegou a hora de mudar”, acrescentou.

Presidente da Ordem dos Músicos e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Palmas, Jeremias Moreira também destacou a importância de novos líderes políticos que, como Fabiano, venham da classe trabalhadora e tenham começado do zero. “Quem vai mudar o País somos nós”, afirmou. 

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, Delson Rezende Ribeiro, disse que Fabiano Parafusos representa credibilidade, o que a gestão municipal precisa, segundo ele. “Hoje é muito mais fácil levar o nome do Fabiano porque o nome é limpo, não tem ligação com corrupção. Ele é mudança”, considerou.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Tocantins, Crispim Batista, também declarou apoio à pré-candidatura de Fabiano Parafusos. “Moro em Palmas desde 93, a gente conhece muita gente. O que depender de mim, pelo conhecimento que eu já tenho seu e por saber que o seu interesse é melhorar a cidade, vamos conseguir”, disse ele a Fabiano.

O líder Mauro Medeiros, conhecido como Mauro da Samon, também declarou apoio a Fabiano: “Como a pessoa é o Fabiano, eu vim nessa reunião pela presença dele, porque nós estamos cansados. A sociedade não suporta mais. E ele tem credibilidade”,

Demandas

“O empresário tem que fazer tudo sozinho porque a iniciativa pública não ajuda o setor”, avaliou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Aroldo Fernandes Guimarães. “A cidade já teve seus espaços, como a avenida Palmas Brasil que, hoje, deixaram acabar”, acrescentou. Ele pediu espaço adequado ao turismo no plano de governo de Fabiano, tendo em vista a cadeia de geração de renda e fomento à economia que o setor consegue gerar.

O presidente do Sindicato os Trabalhadores em Telecomunicações pediu a atenção de Fabiano para as condições de trabalho e direitos dos trabalhadores. E como morador da Quadra 506 Norte, disse que a região é muito carente de infraestrutura básica. “Conseguimos asfalto para a quadra com o projeto asfalto comunitário, mas isso não anda. Precisamos de compromisso com a comunidade”, afirmou.

Participaçõe

Presidente regional do PRB, o deputado federal César Halum foi representado no encontro por seu chefe de Gabinete, Sandro Bandeira.

O presidente do PRB de Palmas, Rui Simon, também participou e destacou a importância do partido ter um Fabiano como pré-candidato é importante porque o empresário tem credibilidade e representa a classe trabalhadora e as milhares de pessoas que acreditam no desenvolvimento da cidade.