Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Depois de ficar conhecida internacionalmente nas telas dos cinemas espalhados pelo mundo, a Comunidade Quilombolas Barra da Aroeira vai ganhar as páginas de livros, os quais mostrarão além da Barra, as diversas culturas, trabalhos, costumes e diferenças de pessoas de mais de 50 países do mundo.

E para mostrar a beleza do povo da comunidade, o fotógrafo internacional, Renam Rosa, fez registros que ilustrarão os referidos livros no final deste ano. Assim, os traços da comunidade amplia a cultura internacional.

Os registros realizados este mês pelo referido fotógrafo, faz parte do projeto Expedição Brasil, idealizado pela Base Cultural Produções Artísticas, de Florianópolis/SC. Por meio de incentivo de Lei Federal. Expedição que passará durante oito meses, pelas diversas regiões do País.

Além da Comunidade Quilombolas Barra da Aroeira, outros povos do Brasil ilustrarão as páginas dos livros, que terão também fotos de países como: Índia, Tanzânia, África do Sul, Tanzânia, Marrocos, Síria, Líbano Moçambique, Bolívia, Argentina, Turquia, Grécia, Polônia e França.

Os livros

Os livros que serão publicados em dezembro deste ano terão 225 fotos, sendo um virtual (e-book) que terá fotos acompanhadas de textos e localizações geográficas, disponíveis para dowloand gratuito no site do próprio projeto. Já o impresso terá duas partes, uma com 125 fotos com texto da Expedição Brasil. A outra parte com cerca de 100 registros do fotógrafo Renam Rosa, produzidas durante doze anos de viagens por mais de 50 países.

Para o fotógrafo, Renam Rosa, foi uma chance ímpar de estar vivenciando o dia a dia de um povo tão simples e muito acolhedor. “Eu fiquei feliz de ter a chance de estar neste local, pois aqui fui bem acolhido, experimentei a culinária quilombola da Barra da Aroeira, visitei lugares interessantes e conheci pessoas de uma riqueza cultural única”, disse o fotógrafo.

Renan Rosa

Fotógrafo, Designer fotográfico e editor de fotografia com trabalhos reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, onde já realizou diversas exposições, como na Alemanha, Israel, Grécia e Estados Unidos, sendo um dos vencedores do Concurso Fotográfico Internacional IODPC, em 2009. Suas fotos já foram publicadas em várias revistas brasileiras e internacionais. Já no ano de 2009 foi selecionado pela Fundação Fiesp-Sesi Cultural para exposições durante cinco anos por todo Estado de São Paulo, com os projetos “O Flaneur da Babilônia” e “O Olhar do Minotauro”.