Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira O embaixador propôs uma missão oficial do Estado à cidade de Liéges, sul da Bélgica, para conhecer de perto os projetos multimodais desenvolvidos pelo Governo Belga O embaixador propôs uma missão oficial do Estado à cidade de Liéges, sul da Bélgica, para conhecer de perto os projetos multimodais desenvolvidos pelo Governo Belga

Durante encontro nesta terça-feira, 24, a vice-governadora Claudia Lelis recebeu, em seu gabinete, o embaixador da Bélgica, Josef Smets, que apresentou três projetos de intercâmbio cultural, logístico e empresarial entre o Tocantins e a Bélgica.

O embaixador propôs uma missão oficial do Estado, juntamente com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade de Brasília (UNB), à cidade de Liéges, sul da Bélgica, para conhecer de perto os projetos multimodais desenvolvidos pelo Governo Belga.

“Será uma missão focada na gestão de hidrovias onde a Bélgica tem todo o interesse em firmar uma cooperação técnica com o Tocantins”, anunciou o embaixador, que fez o convite formal ao Governo do Estado.

“O Tocantins está aberto a toda parceria que traga desenvolvimento e progresso para os tocantinenses e essa missão à Bélgica, que tem grande expertise em logística e transporte, poderá trazer muitos avanços neste segmento aqui no nosso estado”, destacou a vice-governadora.

Exposição fotográfica

O embaixador também solicitou apoio do Governo do Estado para realização de uma exposição de fotos dos povos indígenas brasileiros e especialmente do Tocantins, realizada pelo Rei Leopoldo III, da Bélgica, na década de 50, e que pertence à família real belga.

Para essa exposição, estará presente um representante da família real belga que abrirá a mostra. Segundo Josef Smets, a intenção é realizar a exposição no mês de junho.

Também durante a reunião, o embaixador revelou a intenção de realizar a aproximação de empresários tocantinenses e a Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira.

“A Bélgica é um país que promove muito bem esse tipo de intercâmbio, seja na área cultural, na infraestrutura e no transporte. Essa reunião de hoje é, com certeza, o início de uma próspera parceria para o Tocantins e a Bélgica”, destacou Claudia Lelis.