Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Comerciantes e cidadãos insatisfeitos com o sistema de cobrança do Estacionamento Rotativo de Palmas uniram-se em prol de adquirir cerca de 30 mil assinaturas em abaixo-assinado. O primeiro passo foi dado na manhã desta quarta-feira, 25, e o documento deve ser entregue ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas. 

As demandas apresentadas em abaixo-assinado são: a anulação imediata da contratação da empresa Infosolo Informática Ltda, com o nome fantasia Blue. A justificativa apresentada é que a sociedade está sendo lesada com a cobrança "exorbitante" sem a responsabilização sobre danos eventuais ocasionados aos veículos estacionados na área e sem a tolerância para o início da cobrança. Outro ponto questionado em abaixo-assinado é o repasse de apenas 7% da arrecadação para a Prefeitura de Palmas. 

Também é alegado que a empresa anunciou que investiu mais de R$ 5 milhões em obras mas a cidade de Palmas, "onde eles estão operando não há este investimento". Segundo petição, não há numeração nos bilhetes para fiscalização e auditoria  e a empresa não emite nota fiscal para o consumidor. Ainda é relatado que os agentes de estacionamento trabalham em condições precárias e desumanas, não tendo local para descanço abrigo do sol, banheiro e sem água, tendo que solicitar dos comerciantes próximos a utilização do banheiro e tomar água. 

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), no Tocantins, Antonildo Alexandre, participa da mobilização para colhimento das assinaturas. De acordo com ele, "ninguém suporta mais" o Estacionamento Rotativo Pago de Palmas. Ao Conexão Tocantins, Antonildo disse que "muita gente está perdendo emprego" em consequência da cobrança. 

De sua implantação na Capital, o Estacionamento Rotativo sofre críticas por parte de vereadores, deputados, sociedade e principalmente dos comerciantes.