Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), promoverá no dia 03 de junho, em Dueré, cidade a 228 km de Palmas, o 1º Dia de Campo sobre a Cadeia Produtiva da Ovinocultura.

De acordo com Ana Clara Bohnem, gerente de Agropecuária do Ruraltins, o dia de campo será voltado aos agricultores familiares com o objetivo de fomentar a ovinocultura na região, uma vez que em Aliança do Tocantins, cidade vizinha a Dueré, será construído um frigorífico de ovinos e caprinos. “Para o agricultor familiar a ovinocultura é uma ótima atividade, pois é de baixo custo, exige pouca mão de obra, e pode ser desenvolvida em uma área menor que a bovinocultura. Com esse evento queremos incentivar a produção de uma carne com mais qualidade”, frisou Ana Clara Bohnem.

Segundo ainda a gerente, dentro da programação estão palestras sobre gestão e rentabilidade da atividade, estações técnicas sobre manejo reprodutivo, de pastagens e manejo sanitário. 

O evento será realizado na Chácara Água Boa, localizada na zona rural de Dueré, de propriedade do produtor Carmélio Alcântara, considerado uma referência na região em criação de ovinos.   

São esperados para o dia de Campo aproximadamente 150 pessoas.

Parceiros

O 1º Dia de Campo sobre a Cadeia Produtiva da Ovinocultura de Dueré tem como parceiros, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Prefeitura Municipal de Aliança, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Sebrae, a Embrapa, além de outros parceiros ligados ao setor rural.

Programação Técnica

7h30 – Recepção e inscrições;   

8h – Estações Técnicas:        

Manejo Reprodutivo – Márcio Gianordoli – Médico Veterinário (UFT);        

Manejo de Pastagens – Pedro  Alcântara – Zootecnista (Embrapa-TO);      

Manejo Sanitário – Idalécio Pacifico da Silva – Extensionista Rural (Ruraltins);

Palestra : Gestão e Rentabilidade da Atividade – José Daniel (Consultor Sebrae);

12h – Encerramento.