Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para a edição de 2016 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) terminam no próximo dia 10 de junho. O programa possibilita que alunos do ensino médio vivenciem o processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

O projeto, realizado anualmente, dá posse a 78 alunos de escolas púbicas e particulares do país como deputados jovens e proporciona a eles a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação, além de contribuir para a construção de um olhar crítico sobre a realidade e potencializar a atuação do protagonismo juvenil. 

Podem participar estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio com idade entre 16 e 22 anos. Para se inscrever é preciso elaborar um projeto de lei que leve em conta a realidade local ou nacional, observando os problemas que precisam de solução, sugerindo possíveis alternativas. A iniciativa é desenvolvida pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e coordenada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

De acordo com a técnica de Projetos Educacionais da Seduc, Vaneide Labres, a participação será efetivada pelas unidades de ensino. “A escola deve encaminhar as propostas de lei à Seduc pelo e-mailtocantins.pjb2016@gmail.com, e no prazo previsto as enviaremos à Câmara dos Deputados para a seleção nacional”, relata.

Em 2015, a representante do Tocantins no programa foi a estudante Jeovana Campos Maciel, aluna do curso Técnico em Agropecuária, da Escola Família Agrícola de Rio Sono. O Projeto da educanda propõe que as escolas estaduais instalem sistemas de captação de água das chuvas para o reaproveitamento na unidade de ensino.