Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação Secretário da Seden, Alexandre de Castro, apresenta proposta de turismo integrando durante 3º Fórum Brasil Central de 2016 Secretário da Seden, Alexandre de Castro, apresenta proposta de turismo integrando durante 3º Fórum Brasil Central de 2016

O ecoturismo é um dos segmentos turísticos que apresenta expansão de 15% a 25% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). E o Brasil tem grande potencial para desenvolver o setor, uma vez que está entre os 17 países de maior biodiversidade. Diante desse cenário, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, apresentou a proposta de elaboração de um projeto de turismo integrado entre os estados membros do Consórcio Brasil Central, no 3º Fórum Brasil Central de 2016, realizado na manhã desta sexta-feira, 3, em Palmas.

O turismo de natureza pode ser uma alternativa para desenvolver a economia regional, garantir a conservação do bioma Cerrado e promover culturas tradicionais locais. “A proposta é a criação de políticas conjuntas entre os consorciados, a promoção e divulgação - principalmente no exterior - de roteiros integrados entre os estados participantes e a atração de investimentos para a área do turismo”, defendeu o secretário durante a sua apresentação.

Sobre a proposta, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, parabenizou a iniciativa e disse que deve ser considerada.  “Poucos temas podem integrar tanto a região como o turismo. O turismo é uma área de grande potencial de geração de renda de forma sustentável”, pontuou.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que a proposta está de acordo com um dos eixos estratégicos do Consórcio, que é meio ambiente e turismo, e que inclui ainda  infraestrutura; logística;  industrialização; empreendedorismo;  educação e ciência, tecnologia e inovação, no intuito de consolidar políticas e ações para o desenvolvimento nos estados desses setores.

Para elaboração do projeto, devem ser levantadas informações sobre os roteiros, infraestrutura, equipamentos e profissionais ligados ao turismo, assim como, a elaboração de um plano estratégico estabelecendo metas e ações a curto, médio e longo prazos.

Fórum

O  3º Fórum Brasil Central de 2016 tem como objetivo estabelecer uma agenda comum para o desenvolvimento dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. Juntos, os estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o Distrito Federal ocupam 25% do território nacional e possuem 18 milhões de habitantes. 

Na reunião desta sexta-feira, 3, foi assinado um protocolo de intenções para enfrentamento aos problemas de segurança  e discutidos assuntos nas áreas de educação e saúde, temas previamente definidos por secretários dos estados participantes. Esta é a nona edição do evento e a terceira realizada somente este ano. É a segunda vez que o Tocantins sedia o encontro.