Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Zona Eleitoral foi inaugurada pela desembargadora Ângela Prudente Zona Eleitoral foi inaugurada pela desembargadora Ângela Prudente

Os eleitores da Região do Jalapão podem contar agora com as novas instalações do Cartório de Ponte Alta do Tocantins, sede da 26ª Zona Eleitoral. A unidade foi inaugurada  no início da noite desta sexta-feira, 3, pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, acompanhada de membros da Corte Eleitoral e demais autoridades estaduais e  locais.

A Zona Eleitoral de Ponte Alta, também é composta pelos municípios de Mateiros e Pindorama, e possui mais de 10 mil eleitores.

Nas eleições municipais deste ano, todos os cartórios do interior do Estado estarão com sedes próprias e aparelhados com equipamentos tecnológicos, móveis novos e edificações que respeitam o meio ambiente e os portadores de deficiência. Restando apenas a construção da sede da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, cujo terreno já foi adquirido.

Para a presidente, desembargadora Ângela Prudente, essa é uma data que marcará profundamente a história da Justiça Eleitoral do Tocantins, pois a entrega desta obra conclui o Projeto de Construção de sedes próprias e aparelhamento estrutural dos Cartórios Eleitorais do interior do Tocantins, iniciado em 2006, um vanguardismo que posteriormente foi abraçado pelo Plano de Obras do TRE-TO, exigido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Especialmente, no momento que se propagam em nosso país notícias de uma crise ética e política, a Justiça Eleitoral do Tocantins desponta como uma instituição ativista e comprometida com o respeito da coisa pública, oportunidade em que entrega a seus verdadeiros titulares, os cidadãos, o Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral”, ressaltou a presidente.

Para o juiz eleitoral, Jordan Jardim, com a nova sede os eleitores serão melhor atendidos, principalmente os portadores de necessidades especiais, pois toda a estrutura foi adaptada para possibilitar o acesso de todos os cidadãos. "Também dispomos agora de toda estrutura para dar continuidade ao processo de cadastramento biométrico", explicou.

“A antiga estrutura do cartório de Ponte Alta só dispunha de dois ambientes, agora a população será atendida numa estrutura adequada, com mais espaço para atendimento e uma sala especialmente para armazenamento das urnas eletrônicas”, revela a chefe do Cartório, Helaine Christina Rocha.

O terreno onde foi construída a nova sede, foi doado para a Justiça Eleitoral pela Prefeitura de Ponte Alta. "É uma felicidade, receber o novo prédio do Cartório, tudo de ótima qualidade, pra gente aqui é coisa de primeiro mundo", destacou o prefeito, José Aparecido de Araújo.

Homenagens

Durante a cerimônia de inauguração do Cartório de Ponte Alta, a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, homenageou a vice-presidente e corregedora, desembargadora Jacqueline Adorno, em reconhecimento à sua gestão e empenho para o início da obra.

Também receberam homenagens o juiz eleitoral, Jordan Jardim, a chefe do cartório da 26° Zona Eleitoral, Helaine Christina Rocha e representando todos os servidores do TRE-TO, o secretário de administração e orçamento, Teodomiro Fernandes Amorim.

"Quero agradecer o apoio da administração e de todos os diretores gerais que dirigiram a secretaria no período de execução do projeto, que se iniciou em 2006, e está se concretizando hoje", agradeceu o secretário.

Autoridades presentes

O evento contou com as presenças do secretário Chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres; o corregedor Geral de Justiça, desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier; a vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Henrique Pereira dos Santos; o juiz Membro do TRE-TO,  Rubem Ribeiro de Carvalho; a presidente da Associação de Magistrados Tocantinenses – ASMETO,  Juíza Juliane Freire Marques; representando o presidente da Câmara de Vereadores.