Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Gurupi conquistou prêmio nacional no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu em Fortaleza – CE. Mais de 300 projetos de todo o Brasil concorreram a 13 prêmios e Gurupi saiu vencedor na categoria Vigilância e Saúde Nacional.

O prefeito Laurez Moreira parabenizou os servidores pelo prêmio e trabalho realizado bem sucedido em Gurupi. “A Prefeitura deu total apoio aos servidores da Secretaria da Saúde representarem nossa cidade num evento nacional e apresentar as nossas experiências exitosas. Ganhar o prêmio é o reconhecimento de que Gurupi é referência em saúde”, comemora o Prefeito.

Diferencial de Gurupi

O Coordenador do CCZ, Henrique Alencar, destacou que o diferencial de Gurupi é que os projetos apresentados já foram executados e tiveram impacto positivo na vida das pessoas. “Concorremos com projetos de todo o Brasil. Podemos dizer que o CCZ de Gurupi é referência nacional. O belo trabalho que realizamos com a redução de casos de leishmaniose vai ao desencontro do que acontece no País, que vê os casos aumentando em diversas regiões”, afirma Henrique.

Henrique destaca como diferencial em Gurupi o trabalho de proteção aos animais, o encoleiramento, coleta de sangue e as palestras de conscientização junto à comunidade.

Primeira vez

De acordo com a Secretária da Saúde, Sueli Aguiar, Gurupi nunca participou deste evento e por isso os servidores se motivaram ainda mais. “Esse prêmio é muito importante e representa um salto muito grande para o município. A partir do momento que cuidamos dos animais e das pessoas tivemos redução no número de casos de leishmaniose”, destaca Sueli.