Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, iniciou o Seminário Estadual do trabalho Infantil, na sexta-feira, 10, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. “Estamos aqui em busca de encaminhamentos para combatermos uma realidade ainda existente não só no Tocantins, mas em todo o Brasil e no mundo”, afirmou. 

A Secretária disse que acredita que o futuro pode ser diferente. "Esperamos que quando vocês estiverem aqui em meu lugar, não tenhamos mais dados de crianças sendo violentadas em seus direitos”, justificou, acrescentando ser inadmissível essa triste realidade. 

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Celso César da Cruz Amaral, apontou “que todos os agentes responsáveis pelo combate a esses abusos precisam estar convencidos dessa realidade, precisam acreditar que esta causa é justa e correta”, afirmou reforçando que “o combate ao trabalho infantil é uma das tarefas mais difíceis porque é a mudança de um sentimento, de uma cultura que está arraigada na sociedade". Já a parlamentar, Valderez Castelo Branco defendeu que “só existe o trabalhador por que existe o empregador”.

Palestra

Trabalho infantil nas cadeias produtivas foi o tema abordado pela secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira, que entre outros pontos apresentou indicadores dos dados do trabalho infantil e  lembrou que em todas as regiões brasileiras a exploração acontece, reiterando que, “no Brasil há muito preconceito, muita discriminação e quando os casos acontecem, logo remetem somente ao Norte e Nordeste, o que nem sempre é a verdade”, afirmou.

Parceiros

Além do público que lotou o Palácio Araguaia, participaram da abertura, representantes das Crianças e dos Adolescentes, sociedade civil, Procuradoria Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes, Secretaria da Saúde, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça, Secretaria Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), e Assembléia Legislativa do Estado.

O grupo de hip hop Movimento, da Escola Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos abrilhantou o evento com uma apresentação cultural.