Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Democratas lançou oficialmente nesta sexta-feira, 10, a pré-candidatura do apresentador de TV, Marcão Poggio, à Prefeitura de Palmas. Em entrevista ao Conexão Tocantins, Marcão elencou pautas do plano de governo e criticou a gestão atual comandada pelo prefeito Carlos Amastha (PSB). Segundo o pré-candidato, a gestão Amastha transformou Palmas na cidade das “taxas, das multas e dos abusos”.

Marcão informou que a Educação, vinculada ao esporte, será sua bandeira de campanha e aproveitou para criticar a falta de infraestrutura nas quadras poliesportivas da Capital. "Criança ou está na escola ou está praticando esporte”, frisou completando a seguir: "Temos quadras totalmente acabadas, precisando de reforma. Tenho a informação de que o Bolsa Atleta está atrasado. Desde janeiro sem pagar", informou. 

Segundo o pré-candidato, plantas, flores e meio fio são importantes, mas capital precisa de obras, disse, referindo-se às críticas que o atual prefeito recebe constantemente por priorizar pinturas de meio fio e plantio de grama. De acordo com ele, a cidade conta hoje com 30 mil desempregados e os postos de trabalho estão fechando. Marcão falou da necessidade de incentivos. "Hoje é a cidade das taxas, das multas, dos abusos, inflacionaram o IPTU e até isso impede transações imobiliárias. A cidade está parada. O que é uma gripe lá fora para nós é pneumonia", frisou. 

Marcão Poggio foi além nas críticas. Para o pré-candidato, o Democratas está conversando com todos os partidos, com "todo mundo", porém, segundo ele, existe a dificuldade em conversar com o gestor de Palmas, Carlos Amastha. "A dificuldade fica em conversar com o atual gestor, ele tem a síndrome do pavão e não conversa com ninguém", disse. 

"Saio da minha zona de conforto justamente porque tenho visto, tenho andado e realmente conheço a cidade de ponta a ponta e sei quais são os problemas", finalizou o pré-candidato. 

Deputada Dorinha 

A deputada federal e presidente estadual do Democratas, Dorinha Seabra Rezende, disse ao Conexão Tocantins na manhã de hoje que o momento é de fortalecimento do Partido no Estado. A deputada defendeu uma política diferente. "O momento político nacional que estamos vivendo, em que as pessoas colocam a falta de esperança com a política é o momento de ter projetos diferentes. O modelo que temos até hoje não é bom e tem estimulado inclusive a corrupção e nós queremos um processo diferente", afirmou. 

Segundo a deputada, o Democratas pretende lançar candidatos em cerca de 40 municípios tocantinenses. O Partido tem pré-candidatos às prefeituras de Paraíso do Tocantins, Araguaína e Porto Nacional. Em Gurupi, segundo Dorinha, a tendência do grupo é de apoiar o atual prefeito Laurez Moreira.

De acordo com a Democrata, a pauta de defesa dos pré-candidatos pelo Tocantins não ficará resumida a Educação. "De maneira geral os candidatos colocam educação, saúde e segurança, mas podem atuar em outras áreas. Naturalmente é uma área que quero ajudar. A necessidade da região é que vai mostrar as principais reivindicações", afirmou.